Gerenciamento de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Departamento de Administração de Pessoas e Relações Industriais surgiu no século XIX com necessidades básicas, eram elas: contabilizar registros, faltas e atrasos dos funcionários. Nessa época os esses deveriam apenas ter boa saúde física para trabalhar o maior número de horas possíveis, pois eram considerados uma ferramenta de produção que deveria funcionar o melhor possível para alcançar asmetas estabelecidas pela administração.
Foi nessa época que surgiu o que chamamos de fase contábil (antes de 1930), nesta fase só existia a preocupação com os custos de organização, os funcionários eram tratados somente como geradores de mão de obra, fazendo registros e tendo a função de “peças de uma máquina”.
A partir de 1930 os estudiosos Mary Follett, Chester Barnard e Mayo iniciarampesquisas relacionadas às pessoas e interações humanas nas empresas. Até essa data os autores e estudiosos preocupavam-se apenas com pesquisas e estudos sobre racionalização dos tempos e métodos que contribuiriam decisivamente para a diminuição dos custos e de desperdícios.
Desde aí, as atividades de Administração de Pessoas e Relações Industriais passaram a ser desenvolvidas e aplicadas focando otreinamento, o desenvolvimento e a satisfação das pessoas na empresa.
Surge assim a fase legal (de 1930 a 1950), ela caracteriza-se pelo aparecimento do cargo de chefe de pessoal, com a função de acompanhar a aplicação das leis do trabalho (CLT), que havia sido criada recentemente. As empresas sofrem o impacto da Legislação Trabalhista, que institui:
* Ministério do Trabalho
* Indústria ecomércio
* Departamento Nacional do Trabalho
* Sindicalização
* Concessão de férias
* Aposentadoria e pensões
* Carteira profissional
* Horário de trabalho na indústria e no comércio
* Condições de trabalho da mulher e do menor
* Salário mínimo
* Fim de semana remunerado
* Aviso prévio
* Horas extras
* Entre outros.
Pouco tempo depois surge também a fasetecnicista (de 1950 a 1965), quando a área de Administração de Pessoas e Relações Industriais deixou de ser uma área preocupada apenas com registros e controles para dar maior foco em atividades como “funções de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários e outros benefícios” (Franco, 2008, p. 23).
Na década de 60 começa-se a falar em Administração de Recursos Humanos em substituiçãoao termo Administração de Pessoas e Relações Industriais. A função dos Recursos Humanos ganhou subáreas, o que lhe trouxe uma abrangência maior, embora houvesse ainda um nível tático operacional, ou seja, o ser humano era reconhecido existente e necessário para a empresa, mas ainda era visto como submisso, de baixa iniciativa e criatividade.
A Administração de Recursos Humanos no Brasil tem iníciooficialmente nessa época, onde aparece o primeiro órgão de pessoal, ainda muito burocrático e punitivo.

A tecnologia da época exigia que o trabalhador se adaptasse rapidamente ao contexto, o que agravou as questões da gestão de pessoal. Então os empresários brasileiros tomaram a decisão de importar dos Estados Unidos a unidade de Recursos Humanos lá vigente. Os antigos chefes de pessoaltransformaram-se em Administradores de pessoal. Porém, em momento algum era possível comparar um país ainda em desenvolvimento como o Brasil com os Estados Unidos, logo essa adaptação gerou muitos problemas. Nos Estados Unidos o trabalhador era tratado de forma muito diferente e os sindicatos eram extremamente ativos, o que não acontecia no Brasil.

Os novos Administradores de pessoal trouxeram víciosda antiga função de chefe de pessoal e a rotina burocrática permaneceu. O desprezo pelas reivindicações ainda continuavam, mas agora estavam fortalecidas pelo crescimento das empresas e das oportunidades de emprego. O país estava tomando uma nova configuração, entretanto a preocupação com o funcionário dotado de competência só ocorreu tempos mais tarde. A abundância de mão de obra da época...
tracking img