Virologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOÇÕES DE VIROLOGIA – Aula 09

META
Introduzir os conceitos básicos de Virologia, essenciais na compreensão de mecanismos biológicos realizados pelos vírus.
OBJETIVOS
Ao final desta aula o aluno devera:
Entender a classificação dos vírus;
Definir os critérios dos sistemas de classificação dos vírus;
Entender a importância da Virologia na atualidade;

Relacionar a questão do tamanho dosvírus e dos demais microrganismos;
Reconhecer a atuação dos vírus nos ecossistemas;
Entender a importância dos estudos com vírus bacteriófagos;
Descrever as principais características dos vírus;
Reconhecer os principais vírus agentes causadores de doenças;
Reconhecer as aplicações do conhecimento da Virologia para outras ciências;

PRÉREQUISITOS
Para acompanhar melhor esta aula você deverárever temas como a origem da vida, metabolismo microbiano, estruturas básicas das células eucariotas e procariotas.

INTRODUÇÃO

Os vírus são partículas infecciosas muito pequenas para serem observados sob um microscópio óptico e seu cultivo exige um hospedeiro vivo. Portanto, embora as doenças virais não sejam novas, a identificação dos vírus como seus agentes só foi possível no séculoXX. Em 1886 o químico holandês Adolf Mayer demonstrou a transmissibilidade da doença do mosaico do tabaco entre plantas porem não conseguiu cultivar o agente infeccioso. Finalmente o bacteriologista russo Dmitri Iwanowski filtrou a seiva de plantas doentes com um filtro de porcelana construído paro reter bactérias. Ele esperava encontrar o micróbio preso no filtro. Descobriu, ao contrário, que oagente infeccioso havia passado através dos diminutos poros do filtro. Quando ele infectou o fluido filtrado em plantas sadias, elas contraíram a doença. Esse fato levou o uma série de experimentos conduzidos por outros cientistas para isolar os agentes filtráveis da doença. A primeira doença humana associado com um agente filtrável foi a febre amarela.


Como os primeiros pesquisadoresnão podiam imaginar partículas tão pequenas, descreveram o agente infeccioso como um “fluido contagioso”. Na década de 30, os cientistas já haviam começado a usar o termo vírus, (palavra em latim para veneno), para descrever esses agentes filtráveis. A natureza dos vírus, contudo, permaneceu uma incógnito até 1935, quando o químico norte-americano Wendell Stanley isolou o vírus do mosaico do tabacotornando possível, pela primeira vez, o desenvolvimento de estudos químicos e estruturais com um vírus purificado. Na mesma época, a invenção do microscópio eletrônico possibilitou pela primeira vez a visualização dos vírus. Sabemos, hoje, que os vírus são encontrados infectando todos os tipos de organismos vivos e, embora necessitem se manter e replicar dentro das células do hospedeiro, nem todoscausam doenças. Em 1997, pesquisadores japoneses descobriram um vírus simbionte (inofensivo) em humanos que foi chamado de vírus TT (TTV), que são as iniciais do paciente de quem o vírus foi isolado pela primeira vez.
Os avanços nas técnicas de biologia molecular, e de bioinformática nos anos 80 e 90, permitiram a identificação e caracterização de diversos vírus humanos, animais e vegetais. Ovírus da imunodeficiência humana (HIV), o vírus da hepatite C, os Hantavírus e o vírus do Oeste do Nilo são alguns exemplos.
Diversos aspectos dos vírus serão apresentados a seguir. Leia o texto com atenção e resolva as questões apresentadas. Boa sorte.


DESENVOLVIMENTO

Características gerais dos vírus

Os vírus não são considerados organismos vivos porque são inertes fora dascélulas hospedeiras. No entanto, quando penetram em uma célula hospedeira, seu ácido nucléico dá inicio a expressão de genes celulares e virais, ocorrendo a replicação viral. Sob esse ponto de vista, os vírus estão vivos quando replicam dentro da célula hospedeira infectada. Do ponto de vista clínico, os vírus podem ser considerados vivos, pois causam infecção e doença, da mesma forma que outros...
tracking img