Virologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



As doenças causadas por vírus mais conhecidas são a gripe, raiva, poliomielite, febre amarela, dengue, hepatite, herpes, sarampo, catapora, caxumba, rubéola, varíola e AIDS. Setornando suscetível à doenças de todos os tipos. Serão analisados nesse trabalho os tipos de vírus DNA e RNA e suas respectivas doenças causadas por esses vírus. Veremos os mais comuns.DESENVOLVIMENTO



Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação. Alguns vírus possuem enzimas. Esse processo de se formar DNA a partir de RNA viral é denominadoretrotranscrição, o que deu o nome retrovírus aos vírus que realizam esse processo. Os outros vírus que possuem DNA fazem o processo de transcrição (passagem da linguagem de DNA para RNA) e só depois atradução. Estes últimos vírus são designados de adenovírus.


Resfriado Comum:

A designação de resfriado comum aplica-se a um quadro de rinite, sem febre e sem sintomas gerais. Numerosos víruspodem desencadear quadros de resfriado comum quando sua implantação se processa no segmento inicial das vias respiratórias, o que é fácil de compreender quando se conhecem as limitações do processoreacional da árvore respiratória. Dentre esta série de vírus podem-se considerar os adenovírus, vírus da influenza e parainfluenza, alguns tipos de vírus Coxsackie do grupo A, alguns tipos de vírus ECHOe os chamados coronarovírus. No entanto, são os rinovírus os mais frequentes responsáveis pelo resfriado.
Família: Picornaviridae
Gênero: Rhinovirus
Com características específicas, são instáveisem pH inferior a 5 e alguns dos sorotipos têm capacidades aglutinantes para hemácias de carneiro. Conforme sua afinidade para culturas de células humanas ou de macaco, podem classificar-se em cepas M,quando se isolam em culturas humanas, e de macaco e cepas H, quando se isolam exclusiva ou mais facilmente em culturas de origem humana. Conhecem-se até hoje, 113 sorotipos de rinovírus.
O...
tracking img