Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

ALEX FERREIRA DE OLIVEIRA
201002005272

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Belém - PA
17 de setembro de 2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................... 3
2. O SISTEMAORGANIZACIONAL DA CBC...................................................................... 4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DACBC............................................................................... 6
5. CONSIDERAÇÕESFINAIS.................................................................................................7
6. REFERÊNCIAS.................................................................................................................... 9

1. INTRODUÇÃO

No ano de 1974, Cláudio Barros demitiu-se de uma das mais conceituadas loja de modas da capital para associar-se a Marcel, imigrante francês, grande conhecedor do mercado da Moda Parisiense. Com recursosescassos montaram uma pequena oficina de confecções cujo negócio era roupas com estilo baseado na indústria parisiense de confecções, considerado por todos conhecedores deste mercado como a capital da moda. As roupas desta pequena oficina de confecção eram produzidas desde a modelagem, passando por corte e costura e passadoria.

Poucos anos mais tarde a pequena oficina transformou-se numa dasmaiores indústrias de confecções do país oferecendo roupas com estilo próprio para o mercado brasileiro da moda e tendo como clientes lojistas e apreciadores de moda.
No ano de 1978 transformou-se em Sociedade Anônima com a denominação social de Companhia Brasileira de Confecções (CBC) tendo como razão principal a produção de roupas de moda com técnicas europeias para o mercado nacional.

2. OSISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O Sistema Organizacional no início era basicamente dividido entre seus dois sócios majoritários, com Cláudio cuidando da parte administrativa da empresa e Marcel da área de produção. Com a expansão da empresa foram criados mais cinco cargos de diretoria, passando o "board" da empresa a contar com sete diretores.
A empresa CBC devido à autoconfiança deCláudio não se planejava e Marcel por seu horror a burocracia, e sua diretoria mera seguidora das opiniões de Cláudio, apoiava essa atitude do seu Diretor presidente, pois o mesmo se revelava um líder bastante sagaz com um grande tino administrativo e comercial.
O horizonte da empresa era o presente que exigia dedicação total e o futuro acenava com mais planos de expansão.
A CBC nãoestabelecia objetivos nem metas, pois não havia um planejamento, já que seu Diretor Presidente preferia seguir o seu instinto administrativo centralizando todas as decisões da empresa. Essa falta de planejamento levou a decadência da empresa, após o afastamento de Cláudio já que seus diretores eram apenas meros executores de suas ordens e sentiam inseguros para assumirem as responsabilidades detomada de decisões.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

A CBC adotava o estilo de direção autocrática onde o Diretor Presidente Cláudio Barros fixava as diretrizes, sem qualquer participação da sua diretoria, ele era dominador e determinava as providências e as técnicas para a execução das tarefas.
Não existia nenhum canal de coleta de sugestões tanto dos funcionários quanto dos clientes eisso privava seus colaboradores de exporem ideias de melhora para projetos da Organização e o consumidor de demonstrar a sua impressão sobre o produto oferecido pela CBC, portanto não havia o feedback, algo essencial a qualquer empresa.
Ao cometerem um erro ou tomarem alguma decisão na tentativa de melhoria dos processos acredito que isso gerava repreensão da cúpula da empresa, porque o...
tracking img