Trabalho sobre o idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLARICE TEIXEIRA
DEOLINA DO VALE
ROSEANE
TATIANA DE CASTRO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

BRUMADO
2011

CLARICE TEIXEIRA
DEOLINA DO VALE
ROSEANE
TATIANA DE CASTRO

PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR

Trabalho interdisciplinar, apresentado como requisito parcial para obtenção de nota em todas as disciplinas trabalhadas no semestre.
Professores: Amanda, Edna, Helenara,Rodrigo.


BRUMADO
2011
A REDE DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAUDE DO IDOSO NA CIDADE DE BARCELONA (ESPANHA) E NA CIDADE DE SÃO PAULO (BRASIL)

O referido artigo, que tem como tema a definição das políticas públicas para a assistência do idoso, e como objetivo descrever e analisar o tipo de organização e estruturação de redes de serviços de saúde dirigidos ao idoso, nas cidades de São Paulo eBarcelona.
O estudo que teve como universo da pesquisa, idosos das cidades de Barcelona, na Espanha e de São Paulo, no Brasil. E o público alvo, pessoas da terceira idade, ou seja, indivíduos com sessenta anos ou mais. Mas, segundo Veras (1995):
A velhice é um termo impreciso, dada a complexidade de análise, seja nas esferas biológica ou psicológica, e deve ser vista de formas diferentes num país comexpectativa de vida de 37 anos, como Serra Leoa, ou de 78 anos, como o Japão.

Estudos apontam que nas ultimas décadas se observa em quase todas as famílias residentes no Brasil, convivem duas ou mais gerações, o que faz com que os idosos estejam sob os cuidados de outra pessoa da família. E ao considerar que a história de vida da maioria dos idosos reflete uma época em que viver saudável foipouco efetivo, resta nos dias atuais a construção de um envelhecer que busque possibilidades de um estar saudável, dentro dos limites da realidade existente, na necessidade de se contabilizar práticas deste viver, que leve o idoso a ser mais feliz e hígido, já que o envelhecimento populacional é notório.
Para o levantamento de dados do presente estudo, foi utilizado a metodologia quantitativa,onde se traduziu em números as opiniões e informações a serem classificadas e analisadas, utilizando-se de técnicas estatísticas.
Para a realização da pesquisa, utilizou-se a variável quantitativa discreta, ou seja, apresentou-se um valor numérico inteiro. Foram pesquisados 2.143 idosos da cidade de São Paulo, observando-se que a sua maioria é feminina e ainda, que 79,2% dos homens pesquisadoseram casados, evidenciando-se assim a maior longevidade da mulher; a porcentagem de idosos que vivem sozinhos é maior na medida que aumenta a faixa etária e, que 21% nunca frequentaram a escola e 46,4% dos pesquisados tinham frequentado menos de quatro anos.
Dos pesquisados, 67,5% consideravam a disponibilidade de dinheiro insuficiente; 53,8% disseram que seu estado de saúde era regular ou ruim;53,3% tinham hipertensão arterial e, destes, 19,4% não tomavam medicação; mais de 60% dos pesquisados tinham dor no peito, edema de MMII, falta de ar, vertigem e cansaço grave; 31,7% tinham doenças reumáticas, principalmente as mulheres, com quase 40% tomando medicação e 4,6% das mulheres e 1,1% dos homens já realizaram cirurgias devido à alteração reumática; 28,6% acusaram episódios de quedas apósos sessenta anos; apenas 26,5% realizavam atividades físicas; 19,5% apresentavam problemas cardíacos, com predominância nos homens; 17,9% referiram diabetes e, destes, 64,3% usavam medicação oral e 12,7% usavam insulina. Os principais sinais e sintomas apresentados em mais de 20% dos que tinham diabetes foi: sudorese excessiva, edema de MMII, dor no peito, tontura e cansaço persistente; 12,2%tinham doenças crônicas respiratórias, sendo que, destes, 17,8% apresentavam muita limitação de atividades, com predominância de homens, e forte relação ao hábito de fumar.
As tabelas 1 e 2 nos apresentam algumas partes essenciais, como os intervalos de idade e a frequencia relativa, que nos mostram claramente a presença dos principais transtornos que acometem os idosos.
A Espanha apresenta uma...
tracking img