Trabalho sobre idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PSICOLOGIA
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

O papel do psicólogo nas políticas públicas em relação ao idoso



1 – Introdução:
O tema a ser abordado neste trabalho é uma pesquisa bibliometrica sobre o Idoso, com o objetivo de mostrar que com a longevidade da velhice, é preciso repensar o tratamento para com os idosos, abordar as condições que são tratados, as novas descobertasno campo da psicologia para auxiliar os idosos a aprenderem a conviver com a idade, sair da ociosidade, criando melhores condições de vida, e nesta oportunidade vimos vários artigos que mostram as condições precárias que vivem muitos idosos, outros nos mostraram a importância dos idosos na vida da família, outros nos mostram inovações para os idosos, vimos também sobre a importância do estatuto doidoso.
O objetivo deste trabalho e mostrar que existem muitas oportunidades e serem trabalhadas para que os idosos sejam mais valorizados e que saiba lidar melhor com a finitude, por que o mundo esta ficando velho, e vimos nas pesquisas que o numero de idosos tem aumento consideravelmente em todo o mundo, e devemos então nos preparar para saber como criar novas condições de vida para os nossosidosos, e com isto tem surgido muitas boas oportunidades.
Vimos também que ainda existe muito despreparo para lidar com os idosos, acreditam que o é velho seria descartável que chegou o fim, que não tem mais utilidades, mas podemos desmistificar estes conceitos. Através da Psicologia muitos trabalhos tem sido realizados, afim de que, os idosos tenham melhor qualidade de vida, saber lhe dar com asdificuldades que a idade acomete, enfim, nesta oportunidade de pesquisa encontramos vários artigos dos quais faremos comentários sobre cada um deles exemplificando suscintamente o trabalho e abordagem feita por cada um.
Nosso objetivo aqui é mostrar através desta bibliometria que existem varias vertentes, no trabalho com o idoso para que possa mudar o conceito sobre ser velho, e vimos termosinteressantes como a melhor idade, viver melhor, enfim, foi uma oportunidade gratificante.
Artigo 1 – A velhice no Estatuto do Idoso
Este artigo mostra o trabalho desenvolvido em 26/09/2009 e faz a seguinte abordagem:
Envelhecer bem depende do equilíbrio entre as limitações e das facilidades de cada um, que nunca deixam de existir. É necessário desenvolver uma balança individual e social parauma boa adaptação nessa fase da vida, como em todas as outras. Crescemos ouvindo e acreditando que ao avançar a idade não há muito que fazer. Todo o investimento pessoal já foi feito, principalmente entre a juventude e a fase adulta, e depois só colhemos os frutos deste trabalho. A velhice é vista como uma fase sem saída e sem futuro. A sociedade não vê sentido em cuidar dos problemas existenciaisdo idoso, pois acreditam que não há mais o que construir. Terapia com idosos é vista como perda de tempo... Além disso, o idoso acredita que por ter vivido uma longa historia de vida, não possa mudar o rumo de sua vida, o modo de pensar ou agir. Mas na realidade, a terapia não tem como objetivo mudar o jeito do idoso, mas para acolhê-lo, respeita-lo e compreende-lo. Fazendo-o aceitar seu jeito deser, mas vendo maneiras diferentes de viver essa nova fase. Aceitar e compreender, essa é a mudança. Aceitar a idade, as limitações, não se prender ao que deixou de ser feito, mas o que poderá ser feito. Conforme Haddad (1986) afirma que, no final dos anos 60, do século XX, se inaugurava, no Brasil, um novo ponto de partida aos serviços relacionados à velhice, pois há uma grande confusão onde opúblico idoso era visto como ‘’velho’’ e a partir do desenvolvimento de praticas esportivas, lazer e cultura realizada nos espaços de convivência, começou então uma nova era, a era da melhor idade, ou terceira idade. Assim a figura dos idosos modificava por uma vida mais ativa, ocupando mais o tempo livre e contribuindo por uma vida mais saudável.
O Estatuto do idoso assume um papel...
tracking img