Descobrir o reagente limitante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo: Descobrir o reagente limitante, e determinar a proporção da reação entre o iodeto de potássio (KI) e o nitrato de chumbo II Pb(NO ) .

Material

5 tubo de ensaio
3 béquer
3conta-gota
5 lâminas de vidro
1 folha de papel branco
Centrifugador

Reagentes utilizados
Utilizou-se, para a preparação da solução em cada 5 tubos 40 gotas de iodeto de potássio (KI).
Para a soluçãode nitrato de chumbo II Pb(NO ) e de água , foi utilizado conforme a tabela 1.

Tabela 1. composição dos tubos de ensaio para a reação.
Tubo Nº de gotas de KI Nº de gotas de Pb(NO ) Nº degotas de água
1 40 5 35
2 40 10 30
3 40 20 20
4 40 30 10
5 40 40 -


Procedimento Experimental

Primeiramente, em três béquer,separou-se uma solução de iodeto de potássio (KI). No outro béquer separou-se uma solução de Pb(NO ) e no outro béquer separou-se água.
Após essa separação das soluções. Numerou-se cinco tubos de ensaios,a quantidade de iodeto de potássio (KI) foram mantida para os cinco tubos 40 gotas. E em seguida, adicionou-se as quantidade variadas de nitrato de chumbo II Pb(NO ) e água de acordo com a tabela1 acima.
A reação ocorreu e produziu-se um precipitado de PbI com uma coloração amarelada intensa. Homogeneisou-se a mistura contida em cada tubo de ensaio.
Após a mistura colocou-se 5 lâminas devidro sobre uma folha de papel branca numeradas de acordo com os tubos de 1 a 5. Como a figura 2 abaixo.


Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4Tubo 5

KI
Pb(NO )[pic]



Em seguida pingou-se duas gotas de cada uma das soluções sobrenadantes nas extremidades das lâminas de vidro e uma gota de solução de iodeto de potássio(KI) sobre a solução do sobrenadante em uma das extremidades das lâminas de vidro acima e a nas outras extremidades abaixo uma gota de solução de nitrato de chumbo II Pb(NO ) ,sobre a solução de...
tracking img