Como montar sua empresa, passo a passo

Defina o conceito e planeje o seu negócio

O empreendedor deve construir um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporcionauma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade.

No plano de negócio ficam registrados oconceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará o novo empresa. E lembre-se que o plano de negócio não é umdocumento fechado em uma gaveta, mas um projeto.
Como elaborar um plano de negócio
Plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes doempreendedor
Desenvolver o plano de negócio é um sinal de maturidade e planejamento - através dele quem quer iniciar uma empresa tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promoverinovações. Confira o roteiro para planejar a empresa e criar um documento vivo que descreve os objetivos de um negócio.
O estudo de viabilidade ajuda o empreendedor a identificar o melhor momento paracomeçar ou ampliar seu negócio. Abrange etapas como análise de mercado e projeção faturamento, informações que mostrarão para o empresário onde, como, quando e para quem oferecer seus produtos e serviços.A pesquisa de viabilidade apresenta dados sobre o público-alvo e suas necessidades e sobre os produtos e serviços, os preços, as despesas e as receitas dos concorrentes. Também mostra a projeçãodos custos, da receita e do capital de giro. Mensura o montante inicial para o investimento e em quanto tempo o valor será recuperado. Ainda propõe preços para os produtos e serviços, adequados aomercado e à necessidade financeira da empresa.

Os futuros empresários podem contar com o apoio do Sebrae para saber se seu projeto é viável. Para isso, basta visitar uma unidade do Sebrae. O...
tracking img