Trabalho sobre varejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tomarei como referencial de definição sobre Varejo, os conceitos de um dos mais renomados nomes da literatura acadêmica na área de Administração e suas vertentes, Phillip Kotler:

“O varejo engloba todas as atividades relacionadas à venda direta de produtos e serviços aos consumidores finais, para uso pessoal, não relacionada a negócios.
Qualquer empresa que forneça um produto ou serviço parao consumidor final está praticando varejo. A venda pode ser realizada de forma pessoal, por correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela Internet, em uma loja, na rua ou na casa do consumidor. Há diversos tipos de organizações de varejo, e continuamente surgem novos. Existem os varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo.”
O varejista compra em grandes lotes juntoao atacadista (ou fabricante) e vende em unidade para o consumidor final. Também é um fabricante de serviços, ao vender um produto, pode vir a oferecer serviços de entrega, montagem e instalação.
O segmento de varejo no Brasil tem passado um período de grandes transformações com a criação de grandes grupos empresariais. Estas mudanças tendem a alterar a dinâmica competitiva e operacional internadestas organizações. Neste sentido, a busca da eficiência empresarial passa a ser um objetivo a ser perseguido inerente à própria sobrevivência e crescimento das empresas de varejo. Além disso, é fundamental compreender a magnitude destas mudanças neste segmento e como estas mudanças alteraram o panorama de busca da eficiência interna destas organizações.

O profissional do Varejo é responsávelpor diversas atividades importantes que constituem o processo, e que são imprescindíveis que funcionem bem harmonicamente para que ao final tudo seja concretizado com perfeição.
As suas funções principais são:
. Vender – Promove o produto, junto ao cliente;
. Comprar – Compra variedade de produtos de vários vendedores para revenda;
. Selecionar – Critério de escolha do tipo de produtos a seremoferecidos;
. Financiamento – Facilitar a compra dos clientes através de cartão de crédito, boleto e parcelamento;
. Armazenamento – Proteger o estoque para que os produtos estejam em perfeitas condições no momento da oferta;
. Distribuição – Compra em grandes quantidades e busca dividir (distribui) na quantidade desejada pelo cliente. Busca localizar o produto o mais próximo possível docliente;
. Controle de qualidade – O varejista está na linha de frente com o consumidor e busca adequar as condições do produto para satisfazer o consumidor;
. Informações de Marketing – As reclamações e sugestões do cliente, e todas as informações que o varejista capta do mercado, repassa ao fabricante;
. Transporte – Lida com a movimentação do produto, está relacionado com a entrega executada pelotransporte; mobilidade do produto;
Riscos – O varejista corre risco de o produto encalhar no estoque, não ser aceito pela obsolescência do produto.
Em relação à mão-de-obra na área de Varejo, ainda é precária. Não há grande oferta de profissionais especializados, no mercado. Em diversos artigos exibidos na Internet, fala-se sobre a necessidade por parte dos interessados (empresários do setor) eminvestir em treinamentos e capacitação ampla dos seus contratados.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop - SP), Nabil Sahyoun:
“Para o varejo acompanhar a atual expansão econômica e obter sucesso em seus negócios, é preciso que os empresários do setor tomem as devidas providências, como programas de capacitação de funcionários, a fim de apresentar em seuspontos de venda trabalhadores cada vez mais preparados para a recepção ao público, pois o consumidor de hoje é extremamente criterioso e procura um atendimento cada vez mais personalizado, totalmente envolvido com a marca e o cliente.”
Casos bem sucedidos da Gestão Varejista:
. HP Pavilion e Compaq Presario:
O Varejo Ponta a Ponta é um programa de relacionamento da HP com as empresas que...
tracking img