Trabalho sobre o varejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Definindo a palavra varejo, encontramos que ela se refere a vendas em pequenas quantidades, como por exemplo, loja que vende roupas ou até supermercados, como Extra ou Carrefour.

No setor do varejo, podemos ver a reestruturação de empresas de vários segmentos, para deixar as companhias do cenário de competição mais acirrada. Todas essas companhias tem um principal objetivo que é atrairclientes, e por isso sofrem mudanças estratégicas.

O varejo no Brasil vem se modificando nos últimos tempos, ficando mais competitivo e moderno, surgindo novas estratégias competitivas que além de reduzir os preços e custos querem aumentar sua abrangência nacional.

A palavra’’ comunicação ‘’ sugere, comunicar a ação, tornar algo comum. Sendo assim deve se trazer um sentido para a atividade daspessoas que fazem parte da organização ou esfera, promovendo integração entre as partes. Como também promover interação entre a empresa e seus clientes.

Segundo o biólogo Humberto Maturana Apud Capra (1996, p. 58) “a comunicação não é uma transmissão de informações, mas em vez disso, é uma coordenação de comportamento entre organismos vivos por meio de um acoplamento estrutural mútuo”. Pensandodesta forma quando nos comunicamos, estamos construindo uma nova visão entre os indivíduos e instituições.

Podemos ver comunicação atuando com uma postura estratégica, pois a partir da hegemonia e fluxo das informações, que as organizações podem promover, interações que lhe permitam aprender e com isso evoluir.

A comunicação de varejo é algo mais imediatista, com períodos mais curtos que levaem conta hábitos regionais. Destacam-se preços e condições, ao invés das características do produto, com isso podemos observar inúmeros fatores que diferem da comunicação industrial.

Podemos enfatizar a importância da busca pela identidade visual e imagem empresarial, como foco diferencial no varejo, respeitando as características do mercado e clientes para garantir a sobrevivência no mercado.Miranda (1997, 949), descreve o início das atividades varejistas dando ênfase à importância da comunicação visual, “[...] a feira livre, que reproduz a mais antiga forma de comércio, dramatiza o processo de exposição ao colocar todas as mercadorias à vista e ao alcance das mãos do consumidor.” À medida que o comércio iniciou sua prática em recintos fechados, também de acordo com Miranda (1997),as vitrines foram à primeira resposta encontrada para manter as mercadorias na rua e à vista do consumidor.

Podemos notar com isso que o consumir é movido pelo ato de tocar, ver o produto em questão. Os consumidores são impulsionados pela emoção, a atração entre produto e suas referencias afetivas de modo que: quanto mais atrativo maior a chance deles adquirir o serviço ou produto.

Além doponto de venda temos uma grande ferramenta que é a venda direta ou vendedor melhor dizendo, onde o vendedor tem contato direto com o comprador permitindo assim uma comunicação de duas vias entre o cliente e o representante, possibilitando assim um feedback instantâneo. Nesse caso o treinamento e experiência do vendedor contam muito, pois com isso ele pode receber as informações não verbais passadaspelo cliente fazendo adaptações necessárias para sua satisfação.

A Comunicação Mercadológica é a intenção das empresas de reforçar suas marcas e reunir todas as áreas da comunicação comercial, que sejam voltadas para a divulgação de produtos ou serviços, sem depender do meio ou do suporte utilizado e também trabalha com o merchandising, promoções de todas as formas, exposição dos produtos naloja e ambiente de compra.

A comunicação mercadológica tem experimentado uma verdadeira revolução , nos últimos anos, com o incremento das pesquisas focadas nos hábitos do consumidor, a utilização do database marketing , a globalização dos mercados e o consequente acirramento da concorrência, bem como pela introdução de alternativas disponibilizadas pela adoção das novas tecnologias.

Visto...
tracking img