Trabalho sobre melancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DEFINIÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA

A melancia é originária das regiões secas da África tropical, tendo um centro de diversificação secundário no Sul da Ásia. A melancia cultivada (C. lanatus var.lanatus) deriva provavelmente da variedade C. lanatus var. citroides existente na África Central. A domesticação ocorreu na África Central onde a melancia é cultivada há mais de 5000 anos. No Egito e noMédio Oriente é cultivada há mais de 4000 anos. A cultura foi introduzida na China no séc. X. Por volta do séc. X o seu cultivo era documentado na Córdoba árabe e no séc. XIII já era cultivada emdiversas regiões da Europa. A cultura foi introduzida na América no séc XVI (ALMEIDA, 2013).
A melancia é um fruto rasteiro e de tamanho grande.  Aproximadamente, 90% do seu corpo é composto por água. Temum formato arredondado (oval) com casca lisa na cor ver escura e clara (listras).A polpa é vermelha e suculenta. Apresenta várias sementes pretas e pequenas na parte interna. Uma melancia pesa, emmédia, de 5 a 10 quilos. Porém, dependendo das condições do solo, as melancias podem ultrapassar este peso (MELANCIA...2013).
1. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

A melancia tem grande importânciasocioeconômica devido ao fato de ser cultivada principalmente por pequenos agricultores. É de fácil manejo e apresenta menor custo de produção quando comparada com outras hortaliças, constituindo-se em importantecultura para o Brasil pela demanda intensiva de mão-de-obra rural, pois do ponto de vista social, gera renda e empregos, e ajuda a manter o homem no campo, além de ter um bom retorno econômico para oprodutor. Embora possa ser produzida em vários tipos de solos, a melancia desenvolve-se melhor em solos de textura média, profundos, com boa drenagem interna e boa disponibilidade de nutrientes,devendo-se evitar solos mais argilosos e sujeitos a encharcar (ANTÔNIO, 2013).
A melancia é a cultura Cucurbitácea com maior produção a nível mundial. A Ásia produz cerca de 85% do total mundial; a...
tracking img