Aproveitamento da entreasca e sementes da melancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS

APROVEITAMENTO DA ENTRECASCA E SEMENTES DA MELANCIA
PRODUÇÃO ARTESANAL DE ESTROGONOFE E FARINHA

MANAUS
2012
ANA CAROLINA S. OLIVEIRA
JÉSSICA CASTRO
JOICE CAMILA DA COSTA
PRISCILA CORDEIRO
THALITA CAROLINE LIMA

APROVEITAMENTO DA ENTRECASCA E SEMENTES DA MELANCIA
PRODUÇÃO ARTESANAL DEESTROGONOFE E FARINHA

Projeto de Pesquisa da disciplina de Português Instrumental, para obtenção de nota parcial do 1º período, Universidade Federal do Amazonas. Faculdade de Ciências Agrárias.
Projeto de Pesquisa da disciplina de Português Instrumental, para obtenção de nota parcial do 1º período, Universidade Federal do Amazonas. Faculdade de Ciências Agrárias.

MANAUS
2012

IntroduçãoDiariamente são desperdiçadas cerca de mil toneladas de alimentos nas feiras livres e 15 a 50% dos alimentos nos bares, lanchonetes, restaurantes e afins. Nesta cadeia, o consumidor também contribui para a lotação da lixeira, pois cerca de 60% dos alimentos adquiridos nas residências vão para o lixo. Todo esse desperdício daria para alimentar mais de 30 milhões de pessoas durante um ano, quase osuficiente para acabar com a fome no Brasil, pois mais de 32 milhões de brasileiros vivem em situação de miséria, sem uma alimentação adequada.
Neste sentido, o aproveitamento integral dos alimentos tem sido adotado como medida de fácil entendimento é uma prática sustentável ecologicamente
correta, com maior utilização de recursos naturais, permite redução de gastos com alimentação da família,estimula a diversificação dos hábitos alimentares sem esquecer, no entanto a questão nutricional.
Dentre as frutas que produzem grande quantidade de resíduos, encontra-se a melancia, botanicamente classificada como Citrullus lanatus, é originária.
da Índia, porém introduzida no Brasil, onde se aclimatou muito bem, pelos escravos, da África tropical na época da colonização.
A casca da melancia é ricaem vitamina C e pode incrementar, por exemplo, salpicão, melhorando a absorção do ferro presente no frango e em outros ingredientes.
O presente trabalho teve por objetivos reaproveitar as sobras da melancia, especificamente seu mesocarpo minimizando o desperdício proveniente do descarte desta sobra, reutilizando-a na produção de farinha e analisar sua aceitabilidade.

1. Tema

Aproveitamentoda entrecasca e das sementes da melancia
Produção artesanal de estrogonofe e farinha

2. Justificativa

O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos, a produção brasileira gira em torno de 25,7% a mais do que necessita para alimentar a população, esse é o início do desperdício de alimentos que daria para alimentar cerca de 50 milhões de pessoas.
Entre a lista dos vários alimentosdesperdiçados está a melancia (Citrullus Lanatus), que também é uma das principais hortaliças comercializadas no mercado nacional, é uma das frutas mais cultivadas no Brasil, país com o clima favorável ao crescimento da fruta, podendo ser cultivada em vários estados, principalmente nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul.
A comercialização da melancia é alta, mas não querdizer que seja tão consumida ao ponto de não haver desperdício da mesma, muito pelo contrário, seu estrago ainda é grande, estima-se cerca de 30% a perda dessa fruta. Em muitas residências, quase metade da fruta não chega a ser consumida e o brasileiro não exerce a função de reaproveitamento de alimento ou não sabe como aproveitar o alimento.

3. Problema

a) Há muito desperdício daentrecasca e sementes da melancia nas residências da população brasileira?
b) Quais as possíveis formas de aproveitamento, para evitar seu desperdício?
c) Quais benefícios este aproveitamento pode trazer?

4. Hipótese

a) O Brasil é um dos líderes mundiais em desperdício de comida. Segundo a ONG Banco de Alimentos, cascas e talos são descartados por cozinheiros e donas de casa sem...
tracking img