Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao longo dos seculos os ser humano procura conhecer a realidade porque é o objetivo de qualquer ciência ou área de saber, mas nós confundimos dois aspetos muito diferentes do que chamamos realidade:1º- Corresponde ao que existe e não isso não pode ser posto em causa
2º- Corresponde ao valor que é dado ao que existe.
Mas a realidade tem diferentes contextos dependendo do que estamos a falar,quer filosoficamente, cientificamente, politicamente, etc…
Cada um deles tem uma definição do ser ou da realidade que tenta ser verdadeira, mas essa definição é contextualizada e existe várioscontextos como variam ao longo do tempo.
A verdade tem levado alterações ao longo do tempo, porque ao longo dos tempos ela tem sofrido alterações, isto segundo Edgar Morin faz dela biodegradável.
A verdadepode existir sobre certas condições e limites de existência de dados, mas com as novas descobertas essa verdade sai dessas condições e limites o que faz com que ela morra.
Existe dois conceitos deverdade:
. Verdade absoluta e imutável (objectiva) – este conceito de verdade foi proposto e defendido por filósofos clássicos como Platão, Kepler e Newton.
. Verdade biodegradável (subjectiva) –corresponde ao conceito mais contemporâneo e diz que a verdade é mutável, ou seja, pode sofrer alterações, de acordo com determinadas condições e limites.
Ora, estes conceitos são passíveis de serrelacionados entre si; tendo em conta que, ao longo da história da filosofia, estes conceitos sofreram diversas interpretações, podem distinguir-se duas concepções:
A concepção clássica, onde o ser seidentifica com tudo o que existe e é independente do modo como o dizemos/conhecemos, e onde a verdade é unívoca e corresponde ao conhecimento absoluto do ser.
A concepção contemporânea, onde o serdiz-se de diferentes maneiras (é plural) e só pode ser dito/conhecido por intermédio da linguagem, e onde a verdade não é unívoca nem absoluta, é plurívoca e renovável.
Deste modo, dita-se que a...
tracking img