Trabalho sobre carne bovina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar um dos temas que abrange a área de comércio exterior: a carne bovina. Com o intuito de definir seus conceitos e relatar seu histórico. Vale também ressaltar sobre o consumo da carne bovina no Brasil, bem como suas tendências, pois é considerado um dos principais produtos de consumo no país, além de ser consumido em grandes quantidades poroutros países, elevando a economia brasileira.

Definição da Carne Bovina
Carne bovina é a carne extraída dos bovinos, especialmente do gado doméstico. É uma das variedades de carne mais consumidas da Europa, nas Américas e na Austrália, e muito importante na alimentação de populações da África, Ásia Oriental e Sudeste Asiático. A carne bovina é um tabu culinário em algumas culturas; seu consumoé proibido pelo hinduísmo, religião que reverencia os bovinos, e é desencorajado pelos budistas.
A carne de bois e vacas são praticamente equivalentes, com a exceção de que os bois têm um pouco menos de gordura e mais músculo, quando criados em condições iguais. Dependendo da situação econômica, o número de vacas mantidas para a reprodução varia; as adultas são usadas para fornecer carne quando jápassaram a sua plenitude reprodutiva. A carne de vacas e bois mais velhos costuma ser mais dura, e por este motivo costuma ser moída. O gado criado para a obtenção de carne pode ter a liberdade de pastar em campos ou planícies, ou pode estar confinado em currais, onde costumam ser cuidadas de maneira coletiva e semi-industrial, sob uma alimentação balanceada.
Os Estados Unidos, o Brasil, o Japãoe a China são os quatro maiores consumidores de carne bovina.Os maiores exportadores de carne bovina são a Austrália, o Brasil, a Argentina e o Canadá. A produção de carne também é importante para a economia do Uruguai, Nicarágua, Rússia e México.
Histórico
O gado doméstico descende do auroque na Europa e do gauro na Ásia, começou a ser domesticado entre 5.000 e 6.000 anos atrás, servindo comoanimal de carga ou fornecendo carne, leite e couro. Era pouco comum criar gado para alimentação. O animal era comido apenas se morresse ou não fosse mais útil para carga ou para fornecer leite. Ao contrário da cabra, também servia como animal de carga, mas precisava de pastagens maiores. Hoje em dia, no entanto, os bovinos são largamente utilizados para a produção de carne. A cadeia produtiva dacarne engloba vários ramos de negócios, que vão desde a fabricação de ração e o ensino de profissionais qualificados (Médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos) até empresas de consultoria em sistemas de comércio exterior.
Cadeia da Carne Bovina
A cadeia de carne bovina ocupa posição de destaque no contexto da economia rural brasileira, ocupando vasta área do território nacional e respondendopela geração de emprego e renda de milhões de brasileiros.

Subsistema
de apoio

Produtor de insumos

Subsistema
de produção

Empresas rurais

Subsistema de industrialização

Indústria de 1º transformação

Indústria de 2º transformação

Subsistema de comercialização

Atacadista ou exportador

Varejista

Empresas de alimentação

Subsistema de consumo

ConsumidorFinal

Subsistema de apoio:
- Os agentes fornecedores de insumos básicos e os agentes transportadores.
Subsistema de produção da matéria-prima (produção agropecuária):
-Empresas rurais que geram, criam e engordam os animais para o atendimento das necessidades das indústrias de primeira transformação; podem estar integradas em um único empreendimento ou dissociadas em empreendimentos diversos.Subsistema de industrialização:
-Indústria de primeira transformação: abatem os animais e obtêm as peças de carne, conforme as condições de utilização necessárias para os demais agentes da cadeia; e
-Indústrias de segunda transformação: incorporam a carne em seus produtos ou agregam valor a ela.
Subsistema de comercialização:
-Atacadistas ou exportadores: efetuam o papel de agentes de...
tracking img