Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução 4
2. Sustentabilidade 5
2.1 Sustentabilidade social 6
2.2 Sustentabilidade econômica 6
2.3 Sustentabilidade acológica 7
2.4 Sustentabilidade cultural 8
2.5 Sustentabilidade espacial 9
2.6 Sustentabilidade política e administrativa 10
2.7 Sustentabilidade ambiental 11
3. Energia renovável 11
3.1 As vantagens da energia renovável 14
3.2 As principais fontesrenováveis de energia 15
4. Conclusão 17
5. Referências 19

1. Introdução

Usa-se a palavra “sustentabilidade” para qualquer coisa. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade econômica, negócios sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante.
A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja“sustentabilidade”. Muitas pessoas associam-na à preservação do meio ambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos.
Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna- se cada vez mais consciente da necessidade de preservaçãodos recursos naturais. Nesse novo cenário “sustentável” de consumidores “verdes” foi necessária uma adaptação das organizações para continuarem a atender seu público. Assim, as empresas viram-se obrigadas a adotar uma abordagem sócio-ambiental. Para tanto, foi preciso a adaptação da produção em todas as suas etapas, a começar pela produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam o meioambiente e destruíam ecossistemas.
Esse trabalho tem por objetivo definir sustentabilidade, mostrar sua importância e diferentes aspectos, bem como tratar da abordagem adotada pelas empresas e das novas fontes de energia renováveis.

2. Sustentabilidade

"Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade dasgerações futuras de suprir suas próprias necessidades."
Relatório Brundtland, 1987, ONU (Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - tema "Nosso Futuro Comum").
Sustentabilidade é um modelo de gestão de negócios que visa o retorno para os acionistas, ao mesmo tempo em que levam em consideração os impactos das operações no meio ambiente e na sociedade, protegendo recursoshumanos e ambientais. Desta forma, uma empresa sustentável deve olhar para três aspectos:
- Gerar lucro e retorno, sendo economicamente viáveis e eficientes.
- Estar atento ao impacto das atividades, direta e indiretamente, sobre o meio ambiente.
- Cuidar das relações com a sociedade, colaboradores e clientes.
Esta concepção começa a se formar e a difundir-se junto com o questionamentodo estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demaisespécies. O conceito de sustentabilidade comporta sete aspectos principais.

2.1 Sustentabilidade Social

Esta dimensão social da estabilidade realça o papel dos indivíduos e da sociedade, e está intimamente ligada à noção de bem-estar. Os princípios da sustentabilidade social clarificam o papel dos indivíduos e a organização da sociedade e, tendo por objetivo a estabilidade social beneficiamtambém as gerações futuras. Estes são:
• a garantia da autodeterminação e dos direitos humanos dos cidadãos;
• a garantia de segurança e justiça através de um sistema judicial digno e independente;

• a luta constante pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, que não deve ser reduzida ao bem-estar material;

• a promoção da igualdade de oportunidades;
• a inclusão dos cidadãos...
tracking img