Trabalho seis sigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: André Turma: 2N Data: 22/11/10





1) Qual o princípio fundamental do sistema Seis Sigma?
2) Por que as pessoas resistem às mudanças? Cite quatro motivos e explique-os.
3) Qual a finalidade da Auditoria de Processos Organizacionais?
4) Existem quatro perspectivas que são indicadas para a implantação do BSC. Quais são e quais suas respectivas finalidades?
5)Explique como funciona o nível de informações estratégicas no SIG.
6) De que forma se pode utilizar o Brainstorming em uma empresa?

7) Explique a seguinte afirmação: quando há interação entre o conhecimento explícito e o conhecimento tácito, surge a inovação.

8) De que forma a aprendizagem organizacional pode influenciar positivamente em uma empresa?



1) O princípiofundamental do Seis Sigma é atingir ou melhorar a eficiência e a eficácia de uma organização, sendo, a eficácia, o grau em que uma empresa atende às expectativas de seus clientes e, a eficiência, os recursos (tempo ou custo) que ela utiliza na tentativa de tornar-se eficaz. A qualidade não é vista pelo Seis Sigma na sua forma tradicional, isto é, a simples conformidade com normas e requisitos daorganização. Tem como objetivo definir o valor agregado por um amplo esforço de produção com a finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia organizacional, Hoje em dia, o Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte, Atualmente, o Seis Sigma tem a finalidade de aumentar a participação de mercado,reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza, O Seis Sigma é muitas vezes compreendido como panaceia geral, mas é na realidade uma solução ótima de médio e longo prazos, e se aplicado com seriedade (sem falsas expectativas). Neste aspecto muitas empresas têm tido sucesso em sua aplicação e obtenção de resultados, e tantas outras têm falhado, o que não denigre a filosofia em si massim a forma e determinação como a mesma foi implementada.


2) -Aspectos Culturais: talvez o maior dificultador da mudança organizacional, pois nele estão hábitos que geralmente vem de geração a geração, algo que é difícil de adaptar ao novo.
-Papel do líder: o papel do líder também se torna muito importante para mudança, pois é dele que se deve vir a palavra final, não importa se osfuncionários querem, se o líder não quiser nada ira mudar.
-Funcionários: para que ocorra uma mudança efetiva é necessário que passe pelos funcionários, quando os eles se opõe surgem greves, queda de produção entre outros problemas.
-Idade dos funcionários: quando não se ocorre uma renovação dos funcionários mais antigos isso muitas vezes se torna uma barreira para evolução dentro daorganização, pois geralmente os funcionários mais antigos tem uma cultura diferente.

3) Auditoria de Processos consiste na verificação, avaliação dos o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e demonstrações financeiras de uma entidade, A auditoria de processos tem como principal finalidade identificar as falhas no processo, através daanalise de parâmetros operacionais. Podem ser:
-Preventiva: Prevenir problemas
-Detectiva: Detectar problemas no processo sem interferir no mesmo.
-Corretiva: Corrigir os problemas, após seu acontecimento

4) Perspectiva Financeira: O BSC deve contar a historia da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os as ações que precisamser tomadas em relação as demais perspectivas para que o desempenho econômico seja alcançado a longo prazo. E necessário a preocupação da empresa na visão do cliente, identificando suas necessidades, anseios e conquistando a fidelidade dos clientes existente e buscando novos. O principal objetivo e obter retorno do capital investido, pelo que a vertente financeira assume um papel preponderante....
tracking img