Biomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre os BIOMAS

1- Cite dois fatores abióticos e as respectivas adaptações da vegetação do cerrado a esses fatores.
Água: a água no cerrado não é tão abundante como nas florestas, masexiste em certa quantidade, principalmente na época das chuvas e é encontrada em lençóis freáticos que estão a grandes profundidades do solo. Por isso as raízes das plantas do cerrado são muitoprofundas, algumas delas atingem 15m. Solo: os solos que predominam no cerrado são pobres e ácidos, formando assim plantas rasteiras, vegetação arbustiva de pequeno porte e pobreem folhas e flores.
2- Cite 3 consequências negativas da destruição das florestas.
* Extinção de algumas espécies da fauna e da flora; * Erosão, que provoca o empobrecimentodo solo, muitas vezes inviabilizando a agricultura; * Influência no clima como a elevação das temperaturas.
3- Escolham 2 biomas brasileiros para pesquisar: plantas e animais típicosdesse bioma; mudanças que vem ocorrendo e como elas estão afetando animais e plantas – e também o ser humano; medidas que devem ser tomadas para resolver os problemas ambientais e preservar o bioma.MATA ATLÂNTICA PLANTAS: presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa, as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade.Exemplos: -Palmeiras -Bromélias -Begônias -Orquídeas -Cipós -Briófitas -Pau-brasil -Jacarandá -Peroba -Jequitibá-Rosa -Cedro -Pinheiro-do-Paraná-Figueiras -Ipês -Braúna, entre outros.
ANIMAIS: apresenta uma fauna rica, com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis. Exemplos:-Mico-leão-dourado (risco de extinção) - Bugio (risco de extinção) - Tamanduá bandeira (risco de extinção), -Tatu-canastra (risco de extinção) - Arara-azul-pequena (risco de extinção) -...
tracking img