Resumo mulheres calafate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Histórias de Sucesso

















Salvador

2012

















CINTIA CONCEIÇÃO

EDIJANARA SANTOS

JOSIANE SANTOS

ROSANGELA OLIVEIRA

SOLANGE SANTOS









Trabalho apresentado para a disciplina Empreendedorismo, na Faculdade Dom Pedro II.Profº. Ronaldo Moreira







Salvador

2012

Mulheres do Calafate

Segundo o IBGE, as mulheres que são chefes de família trabalham mais e estudam menos. A organização mulheres do Calafate é uma experiência de autodeterminação do movimento feminista popular. Atuando numa comunidade com altos índices de violência contra as mulheres, além das ameaças de outros problemasurbanos, as fundadoras conseguiram superar as situações de violência vividas e gerar processos de resistência. A pesquisa mostrou que essas mulheres são menos escolarizadas e trabalham mais do que as mulheres ocupadas, e que não necessariamente são chefes de família . De açordo com o levantamento 21,9% dessas mulheres que comandam lares trabalham como empregadas domésticas, números bem acima dopercentual verificado entre as mulheres que não são chefes de família.

Em 1991, Rosenilda Nascimento Rozendo de Jesus, nascida em Taperoá (BA),ensaiava os passos de como ganhar a vida por conta própria, foi morar no bairro Calafate com uma tia.Só que na comunidade de Calafate fazia parte de uma triste estatística já que 90% das mulheres sofriam ou já tinha algum tipo de violência. O principalrequesito para a criação e continuidade de um grupo coletivo mulheres de Calafate é uma formação política.Desde o principio, os questionamento de que ali havia desigualdade e violência partiram de um sentido de se buscar uma identidade política reconhecida pela comunidade. Por isso a estrutura de um grupo de reflexão é tão importante, pois é desta forma que se discute com as mulheres temas quedizem respeito ao dia-a-dia.

Neste contexto, a Rosenilda por ajudar aquelas mulheres a busca seu maior desafio. Capacitando as mulheres na arte de bordar e costurar, oferecendo uma profissão para aquelas donas de casa.









Calafate no convivo com Salvador



O Guinnes Book de 2004, considerou a maior festa popular do mundo o carnaval de Salvador.A Cidade Brasileira maisprocurada pelos turistas , perdendo para Rio de Janeiro.

Salvador é uma metrópole nacional com mais de 2,6 milhões de habitantes. Entre seus pontos turísticos mais conhecidos estão Mercado Modelo, Farol da Barra entre outros. As principais vias de acesso a cidade BR 101 e 116, via Área, e os pontos marítimo.

Salvador possui um clima de floresta tropical sem estação seca discernível. As temperaturassão relativamente constantes ao longo do ano, com condições de clima quentes e úmidas. As etnias é o centro da cultura afro-brasileira. A maior parte da população é negra, brancos índios e pardos, segundo o IBGE.

A historia de uma mulher guerreira, chamada Rose Rozendo nascida na cidade de Taperoá, que mora em um dos bairros periféricos de Salvador, começou a empreender ainda criança, vendendoprodutos cultivados pelos pais agricultores, aos 15 anos foi morar com uma tia no intuito de fazer um curso de Contabilidade, chegando lá, se envolveu com trabalhos da igreja e da comunidade, e tornou-se professora e coordenadora da catequese, após concluir o ensino médio Rosenilda foi buscar qualificação profissional, ela fez um curso de reflexologia o qual era voltado para á orientação sobre opapel da mulher na sociedade, posteriormente fez o curso de bordado e costura por se destacar na liderança e participar dos problemas vividos pelas mulheres, recebeu um convite para participar do Programa Costurart, o qual iniciou suas atividades com cursos de pinturas, ponto cruz, crochê e corte e costura com reaproveitamento de retalhos, ela conseguiu equipamentos através de doações da...
tracking img