Six sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLEMENTAR OU NÃO O SEIS SIGMA, EIS A QUESTÃO!


Muitas empresas nos procuram com sérios questionamentos referentes à decisão de implementar ou não o Seis Sigma. Essas dúvidas devem ser criteriosamente avaliadas antes do início do processo de implementação. O objetivo deste artigo é discutir algumas das perguntas mais comuns, a fim de facilitar a tomada de decisão da sua empresa. A análiserealizada é fruto de vários anos de experiência em consultoria e treinamento em Seis Sigma e, em muitos casos, representa opinião, e não teoria, a respeito da metodologia. O Seis Sigma, em sua visão puramente matemática, corresponde a um processo que apresenta 3,4 defeitos em um milhão de oportunidades. Contudo, deve ser entendido, dentro de um contexto mais amplo, como uma estratégia de negóciosque busca a melhoria contínua na empresa. A implementação é conduzida com uma metodologia de desenvolvimento de projetos, com forte aplicação de métodos estatísticos e ferramentas da qualidade. Para dar suporte à metodologia existe uma estrutura característica formada por Champions, Black Belts, Green Belts e White Belts (ou Yellow Belts).

1. Quais empresas podem implementar o Seis Sigma? Emgeral, as empresas implementam o Seis Sigma ou por orientação corporativa ou por estarem buscando uma alternativa metodológica para reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente. A maioria das empresas em processo de implementação já é certificada nos sistemas da qualidade (ISO 9000, ISO/TS 16949, SA 9000, TL 9000, entre outros) e agora vislumbra a oportunidade de obter resultados efetivos emensuráveis. Todas as empresas, independentemente de setor ou nacionalidade, podem implementar o Seis Sigma. É fundamental observar que projetos de Seis Sigma podem ter origem em quaisquer áreas da empresa – compras, vendas, finanças, materiais, utilidades, inclusive manufatura. Projetos transacionais ou administrativos costumam trazer grandes retornos financeiros. Projetos operacionais ou demanufatura, dependendo do histórico de utilização de ferramentas da qualidade e de produtividade, podem eventualmente ser menos rentáveis; entretanto, estão sempre relacionados com a satisfação dos clientes e seus aspectos intangíveis. Portanto, a implementação não está limitada a indústrias, mas pode (e deve) ser adotada por qualquer tipo de organização – serviços, comércio, governo, educação, terceirosetor, etc. Várias empresas brasileiras tomaram a decisão de implementar o Seis Sigma e estão tendo grande sucesso. O mesmo acontece com filiais de empresas multinacionais que não possuem diretriz corporativa claramente definida. Implementar o Seis Sigma, ao contrário do que ocorre com algumas normas ou sistemas, não tem sido até o momento uma exigência explícita de clientes, caracterizando-se,portanto, única e exclusivamente como uma escolha da empresa. Acredita-se que a exigência em alguns setores para a sua cadeia de suprimentos seja apenas uma questão de tempo. Um dos fatores de maior questionamento é o porte da empresa. Quando se vê exemplos de empresas que implementaram o Seis Sigma dificilmente não são citados os casos de Motorola, GE, Kodak, Dow, Ford, entre outrasmega-organizações. Temos acompanhado várias empresas que possuem mais de 100 funcionários as quais estão aplicando o Seis Sigma com excelentes resultados. A implementação em empresas de pequeno porte dependeria das oportunidades de ganho. Um diagnóstico prévio pode orientar quanto ao verdadeiro potencial.

2. Que investimento minha empresa deverá fazer e que retorno poderá obter?

O principal investimento paraa implementação do Seis Sigma está na carga de treinamentos. As primeiras empresas que iniciaram o seu processo no Brasil enviaram Black Belts para serem treinados em outros países, principalmente nos EUA, a um custo muito elevado. Um curso aberto custava em torno de US$ 40.000,00 por Black Belt (incluindo viagem e acomodação), valor esse que ainda está na cabeça de alguns executivos. Nos...
tracking img