Trabalho tps, seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

LETICIA BRITO CORREIA BRANCO RA: 933750-4

PRISCILA ALVES OZORIO RA: B06DBA-4

SISTEMA TPS, SEIS SIGMA E 5´S

SÃO PAULO
2011
RESUMO

Como o programa 5S têm sua origem nas iniciais das palavras japonesas seiri.

Em português são conhecidos como os sensos de utilização, organização, limpeza, saúde eauto-disciplina. Também temos o TPS que com a fabricação e logística para o fabricante de automóvel, incluindo a interação com os fornecedores e clientes.

Pois o sistema é um importante precursor do mais genérico que desenvolveu o sistema entre 1948 e 1975. E para completar tem o seis sigma que ajuda a melhorar sistematicamente os processos ao eliminar os defeitos.SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 TPS 5
2.1 SISTEMA TOYOTA DA ADMNISTRAÇÃO 5
2.2 CARACTERISTICAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO (TOYOTA PRODUCTION SYSTEM) 6
2.3 ASPECTOS IMPORTANTES 9
3 SEIS SIGMAS 11
3.1 Sistema Seis Sigma de Administração 11
3.2 Princípios da Metodologia Seis Sigma 12
3.3 Hierarquia estabelecida por algumas empresas queimplantaram o “Seis Sigma”: 13
4 5 “S” 15
4.1 Definindo os 5S 15
4.2 Senso de Utilização - Seiri 16
4.3 Senso de Ordenação - Seiton 17
4.4 Senso de Asseio (SEIKETSU) 17
4.5 Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) 18
5 CONCLUSÃO 19
6 BIBLIOGRAFIA 20

1 INTRODUÇÃO

A busca por um ambiente de qualidade é uma preocupação cada vez mais freqüente dos administradores para atingir os objetivos dasorganizações que presidem de forma eficiente. Como o programa 5S que ajuda reduzir gastos.

2 TPS

2.1 SISTEMA TOYOTA DA ADMNISTRAÇÃO

O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta eLean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logoapós a Segunda Guerra Mundial. Nesta época a indústria japonesa tinha umaprodutividade muito baixa e uma enormefalta de recursos, o quenaturalmente a impedia adotar o modelo da Produção em massa.A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestrede invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principalexecutivo o engenheiro Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar aeficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.O sistema de Produção em massa desenvolvidopor Frederick Taylor e HenryFord no início da século XX, predominou no mundo até a década de 90.Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção emlarga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistematinha que operar com estoques e lotes de produção elevados. No início nãohavia grande preocupação com a qualidade do produto.Já no Sistema Toyota deProdução os lotes de produção são pequenos,permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzirum lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, comcores e modelos variados. Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja,desenvolvem mais do que uma única tarefa e operam mais que uma únicamáquina. No Sistema Toyota de Produção a preocupação com a qualidade doproduto éextrema. Foram desenvolvidas diversas técnicas simplesmasextremamente eficientes para proporcionar os resultados esperados, como o Kanban e o Poka-Yoke.De acordo com Taiichi Ohno (1988):Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos vender nossos produtos anão ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos consumidores,cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, omundoindustrial foi forçado a dominar de verdade o sistema de produção múltiplo,em pequenas quantidades.A base de sustentação do Sistema Toyota de Produção é a absolutaeliminação do desperdício e os dois pilares necessários à sustentação é o Just-in-time e a Autonomação.

Os 7 desperdícios que o sistema visa eliminar:

1. Superprodução, a maior fonte de desperdício.
2. Tempo de espera, refere-se...
tracking img