Analise de retorno e risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANALISE DE RETORNO E RISCO FINANCEIRO

Desde o inicio dos anos de 1960, uma das preocupações dos administradores financeiros tem sido a relação risco versus retorno. O binômio risco-retorno podeser considerado um fundamento básico de tomada de decisão para os investidores, partimos do principio de que não pode-se esperar grandes retornos sem entrar num ambiente de risco.
Assim, diariamentediretores, gestores a todo momento tem que tomar decisão a respeito dos aspectos da rotina da empresa e todo o âmbito organizacional. Devem estar sempre preocupados com o futuro, tendo visão de longoprazo.
Como o conceito de risco é amplo, vamos resumir dando importância apenas aos componentes de risco total, como por exemplo: econômico e financeiro. As principais causas do risco econômico estarelacionado com a conjuntura, ou seja, políticas econômicas, novas tecnologias e etc; mercado no que impacta crescimento da concorrência, e o planejamento e a gestão da empresa . Podemos afirmar que orisco financeiro esta mais direcionado ao relacionamento do endividamento da empresa com a sua capacidade de pagamento , ou seja, sua liquidez.
Vale ressaltar que existe três variáveis no qual definetodo este processo de análise financeira são: risco, retorno e o preço.
Uma definição de cada item
- Risco: É quando há variabilidade no retorno que se espera de um determinado ativo. Exemplo: Umaaplicação em CDB prefixo, que promete pagar, ao final de 34 dias, 2% ao mês sobre o capital empregado, sem qualquer consideração de inadimplência por parte do banco. Sabendo que o banco pagará o valorestipulado independente do que ocorra na economia. Conclui-se que neste caso que o retorno obtido é exatamente igual ao esperado.
-Preço: É estimado pelos agentes financeiros com base no valorpresente dos fluxos futuros de caixa que eles esperam para o ativo. A taxa nada mais é do que o mínimo de retorno que os agentes exigem para aumentar o ativo, assim quanto maior for o risco do ativo,...
tracking img