Trabalho interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem ao encontro dos estudos feitos no quarto semestre do curso de Pedagogia que ressalta questões pertinentes aos cuidados com a criança de 0 a 5 anos, com a ludicidade, a linguagem e escrita, a alfabetização e a organização didática na educação infantil dentro dos espaços das escolas e creches. Todos esses aprofundamentos acerca do universo infantil vem aoencontro das ações desenvolvidas pelo Referencial Curricular Nacional para a educação infantil, que vem ao encontro da necessidade de instituições e profissionais trabalharem de forma a respeitar a criança como um sujeito em desenvolvimento, compreendendo desde o período de adaptação da crianca, bem como, a organização da rotina de maneira diferenciada e prazerosa para o desenvolvimento dos pequenose suas famílias.
Para a realização desse trabalho o grupo teve que se organizar de forma a dividir funções para que todos tivessem a possibilidade de participar de forma integrada e comprometida. a equipe é composta de quatro alunos, onde dois foram até a instituição entrevistar a supervisora e analizar a proposta pedagógica da mesma, conhecendo os espaços onde as crianças permanecem durante odia, bem como, para entender como funciona todo o processo escolar.
Logo que a pesquiza ficou pronta e o questionário respondido, todos se reuniram na Instituição de Ensino para relacionar o conteúdo coletado com a Diretriz Curricular Nacional para a Educação Infantil, destacando os principais pontos e relacionar com o questionário respondido.
A Instituição escolhida pela pesquisa é conveniadaao sistema municipal, tendo com razão social CEMEI - Centro Municipal de educação Infantil Irmã Maria Aparecida da Cruz, situada na Av. Brasil, 334, centro na cidade de Manoel Ribas – PR. A escola conta co 40 docentes para atender 160 crianças.
A missão explicitada pela proposta pedagógica da escola é “procurar promover o bem estar emocional, dando à criança o direito de se expressar livremente,adquirindo conhecimento e valores, tornando acessível a todas as crianças elementos da cultura que enriqueçam o seu desenvolvimento e inserção social”.

1 DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (DCNEIS)
As diretrizes e os fundamentos da educação infantil são pontos de conhecimento, que juntos tornará os trabalhos dos professores mais enriquecidos é um resultadocompensatório. Mas sabemos que um complemento o outro, onde cada diretriz traz um conceito, onde um orienta os profissionais e outro complementa das fases e desempenhos a serem realizados.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil faz parte de toda comunidade escolar da Educação Infantil, ou seja, o desenvolvimento integral das crianças na Educação Básica até os 5 anos de idades,com aspectos físicos, psicológico , intelectual e social, com complementos da família e da comunidade.
Ela vem ao encontro da necessidade dos centros da Educação Infantil que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento da criança que são conduzidas a escola ainda bebês. Muitas crianças choram ao ir para a escola, mas aos poucos vão adquirindo personalidade e se acostumam com o ambiente e com oprofessor que os acompanham todos os dias.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil possui muitos documentos dos Parâmetros elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto. Foi elaborado para interligar os cuidados na educação e brincadeiras, com o objetivo de organizar o trabalho docente com orientações didáticas. Os documentos são organizados em três volumes, isso éformação pessoal e social e conhecimento do mundo, identidade e autonomia e o ultimo envolve o trabalho com o movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e a matemática. Ele tem por objetivo também, refletir sobre a aprendizagem da escrita ao distanciamento da oral, propondo soluções para aproximar o ensino da língua escrita e oral. É definida a utilização na...
tracking img