Trabalho interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































Sumário



1- Introdução
2- Referencial Teórico
2.1- Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
3- Considerações finais
4- Referências

1INTRODUÇÃO



O presente trabalho aborda o papelmediador da interdisciplinaridade e o lúdico nas ações que caracterizam o trabalho docente, procuramos investigar as revelações dos conteúdos abordados nas disciplinas contempladas neste semestre, no curso de Pedagogia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Serão criados jogos e brincadeiras interdisciplinares que enriquecerão o repertório lúdico, cultural e pedagógico necessários aformação do professor nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
O trabalho foi organizado da seguinte forma: Cada integrante do grupo se responsabilizou em realizar uma tarefa.
Todos tiveram um papel muito importante, colaborando para que o mesmo atingisse os objetivos propostos. Assim ficou mais fácil e rápido o andamento do mesmo.
Os professores devemse preocupar já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em incentivar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo.
Atualmente, a estratégia de ensino mais utilizada para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico interdisciplinar são os projetos didáticos. Por meio dos projetos os professores podem introduzir oestudo de temas que não pertencem a uma disciplina específica, mais que envolve duas ou mais delas.
Os projetos didáticos são feitos com o propósito de construir boas situações de aprendizagem, nas quais se evite compartimentalizar o conhecimento, e dar aos alunos um sentido de esforço de aprender. E quando esses projetos incluem jogos e brincadeiras o aprendizado torna-se maisprazeroso. Exatamente por não serem sérios, o brincar e o jogar permitem uma ousadia, uma experimentação do mundo e de suas possibilidades como não existe em outras atividades.
Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Ésaber aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com circunstâncias adversas que cada um irá encontrar.






























































2.REFERENCIAL TEÓRICO


Neste momento será abordada a importância do brincar na vida da criança e a descrição de jogos e brincadeiras interdisciplinares que complementarão e facilitarão o processo de ensino e aprendizagem.
A prática dos jogos e brincadeiras favorece a intencionalidade do trabalho pedagógico e o enriquecimento dos conteúdos a serem desenvolvidos, nessa situação éimportante que o adulto esteja sempre incentivado as atitudes das crianças à medida que lhe é solicitado. Para Kishimoto, o uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos é importante instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. A autora limita as funções educativas apenas aos brinquedos educativos, principalmente quando os classifica de acordo com ashabilidades que desenvolve nas crianças, citando como relevante apenas o uso dos mesmos nas tarefas de ensino-aprendizagem e quando considera que a dimensão educativa surge apenas no instante em que as situações lúdicas são intencionalmente criadas pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagem.



















2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação...
tracking img