Trabalho interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BELEZARTE COSMÉTICOS

Ana Paula Lacerda
Marília Fonseca
Marilza Domingues
Vívian Xavier

Resumo:

PALAVRAS-CHAVE:

1- Introdução

Em consideração o cenário cada dia mais competitivo em que as empresas atuam, surge a necessidade de torna-se eficiente na atividade que a organização se propõe a desenvolver. Em busca da excelência, é essencial buscar melhorias através da utilizaçãoadequada das ferramentas disponíveis nas áreas de planejamento e controle da produção, logística, arquitetura industrial com a determinação de layout ótimo e pesquisa operacional utilizando modelos matemáticos para simular a realidade e auxiliar o estudo dos possíveis resultados para tomada de decisões eficazes.

2- A empresa
A Belezarte é uma marca de origem brasileira, nascida com o objetivo depromover à realização pessoal, através de produtos dedicados a valorização da beleza. Originou-se em 1994 na região norte do país em função da facilidade de matéria-prima, e atuou de forma predominante no sudeste até 2000. Hoje, após expansão das atividades, atua em todo Brasil, fornecendo produtos cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal.
O processo produtivo consiste em produzir e venderprodutos cosméticos através de revistas. Busca-se ter alto grau de inovação, por isso trabalha-se com ciclo de 21 dias para troca de portifólio de produtos. Como não há lojas físicas, o processo de venda é intermediado por revendedoras de todo o país, que são coordenadas regionalmente por gerentes. A remuneração é feita de duas formas, sendo fixa para todos os funcionários diretos da empresa e porpercentual sobre as vendas para os revendedores.
O processo de distribuição é sustentado por um centro de distribuição localizado a 120 km da fábrica. Ele foi criado para armazenagem temporária de produtos acabados, recebimento e montagem de pedidos dos revendedores. Para gerir de forma eficiente o estoque do CD, é utilizado intercâmbio eletrônico de dados com a fábrica.
No comportamento empresarial,busca-se agregar valor para os clientes, atendendo suas necessidades e almejando ultrapassar as suas expectativas com responsabilidade social e ambiental. Acredita-se que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isso, busca-se manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem tem contato, em um exercício contínuo de transparência.
2.1Razão de ser
A razão de ser consiste em criar e comercializar produtos/serviços que proporcionem a realização do cliente, em que “A beleza é uma arte, seja única”.

2.2 Visão

Tornar-se líder no segmento de cosmético no mercado brasileiro nos próximos 07 anos, sendo referência para os clientes e a sociedade.

2.3 Missão

Oferecer produtos/serviços que realcem a beleza do cliente eproporcione a sensação de bem estar consigo mesmo.

2.4 Crenças e Valores
A transparência das relações humanas é o que promove o aperfeiçoamento do desenvolvimento das pessoas e da organização.
2.5. Política de Qualidade
Tem como Política de Qualidade atender as necessidades de seus clientes, através da otimização dos resultados e da melhoria contínua de seus processos.
3- Problemas/Soluções3.1 Logística: Distribuição dos Produtos da Empresa
Com expansão dos negócios a empresa optou por criar centros de distribuição, o que acarretou o seguinte problema: altos índices de mercadorias chegavam aos centros de distribuição deteriorados, devido à má condição de armazenagem e ao transporte inadequado, causando retrabalho e até mesmo falta do produto no mercado.
Solução: Criou-se políticade segurança que garantia a entrega do produto em perfeitas condições ao centro de distribuição, melhorando as condições de transporte e de armazenamento do produto, através de embalagens mais adequadas que garantam a integridade física do mesmo, reduzindo o índice de retrabalho e aumentando a confiabilidade na entrega.
Devido ao aumento da demanda houve uma sobrecarga na gestão de pedidos...
tracking img