Sommerville

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios resolvidos de Ian Sommerville, Software Engineering – 8th Edition indicados pelo Prof. Sérgio Guerreiro, resolvidos por Carrajola e Zélia Regina. Actualizações a azul por Victor Freire.

Exercícios Pág.18

1.1 - Fazendo referência aos custos do software indicados na secção 1.1.7, explique porque é apropriado considerar que o software é mais que programas que são executados por osusuários finais de um sistema. Requisitos > Arquitectura > Desenvolvimento > Implementação > Testes > Implantação > Manutenção/Evolução O que se verifica é que no processo de distribuição do software, variando consoante o tipo de aplicação, é que as fases posteriores ao desenvolvimento, a validação (integração e testes) e a evolução, têm por vezes um custo mais elevado do que a fase dedesenvolvimento. Quando o software desenvolvido é integrado num sistema já existente, a fase de integração e testes é extensa e dispendiosa, atingindo cerca de 50% dos gastos totais do processo de criação do software. Igualmente dispendioso é o processo de evolução depois do software estar implementado e testado. Para uma aplicação com um longo tempo de vida, como sistemas de comando e controle que serãousados durante 10 anos ou mais, os custos de evolução provavelmente chegarão a 3 ou 4 vezes o valor gasto para o desenvolvimento desse software. Sendo assim é correcto dizer-se que o processo de criação de software inclui toda a actividade que o envolve, ou seja, a especificação, o desenvolvimento, a validação e a evolução, incluindo também toda a documentação associada a cada uma dessas fases.

1.2– Quais são as diferenças entre o desenvolvimento de um produto de software genérico e um desenvolvimento de um produto de software personalizado. Software genérico – Quem produz o software controla a especificação, feitos para o mercado geral. Software à medida – Quem compra o software controla a especificação, feitos para um cliente específico.

1.7 - À parte dos desafios de heterogeneidade,entrega rápida e confiança, indique outros problemas e desafios que a engenharia de software provavelmente enfrentará no século 21. • • Performance do software – (utilização de ferramentas case cria código não optimizado e menos eficiente, novos algoritmos e linguagens mais eficazes para criação de software) Escalabilidade – modelos mais eficazes na escalabilidade e manutenção de projectos desoftware cada vez mais complexos e melhor reutilização de código. Evolução dos métodos de programação. Ex.: programação estruturada, programação orientada a objectos, … Segurança Ergonomia do software – software cada vez mais acessível a todos os utilizadores (Ex.: Utilizadores com deficiências) Produção de software com linguagem natural – acelera o processo de criação de software possibilitando umnível máximo de abstracção. Melhores e mais fiáveis agentes inteligentes para ajuda no processo de criação de software. Software amigo do ambiente (performance e ética ambiental) Certificação dos engenheiros de software. Custos mais baixos na produção de software, conjunto das medidas acima indicadas

• • • • • • •

1.8 - Discuta se os engenheiros profissionais devem ser certificados do mesmomodo que médicos ou advogados

Abordagem concordante: Responsabilidade e certificação em áreas de conhecimento onde estão subjacentes riscos elevados, em vidas humanas e em prejuízos materiais, da mesma forma que as ordens regulam outras áreas (código deontológico) onde esse mesmo risco existe: medicina, direito, farmácia, engenharia, etc. Abordagem discordante: É inviável limitar a criação desoftware. Custo mais elevado do software. Dificuldade a especificar qual software é de risco elevado e qual não é, por exemplo, software de uma empresa afecta os “stakeholders” mas não dependem vidas deste directamente… qual o grau de risco?, em comparação por exemplo no caso relativamente às drogas farmacêuticas existirem produtos de livre utilização. Onde se enquadra o software “open source”?...
tracking img