Trabalho final - projecto se

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Caracterização da Empresa

1- Identificação
E120-Empresa de Comércio de Material de Escritório, LDA
Zona da Facim, Rua Marques de Pombal, No 120, Maputo, Tel. 21300120
Nuit: 400000120
Sociedade por Quotas

2- Participantes do Capital
Sr. Belmiro Abraão Semende, Sr. José Arnaldo da Conceição Fiosse, Sra. Lubélia Adelina Cossa e o Sr.Lourenço Manuel Jovo, todos com a quota de 312.500,00 (Trezentos e doze mil e quinhentos Meticais), representando 25% do Capital social cada um.

3- Infra Estruturas
A E120, não possui instalações próprias para o exercício das suas actividades, sendo que arrenda as instalações onde funciona.

4- Recursos Humanos
A empresa é composta por 34 colaboradores, incluindo 4sócios-gerentes. Os sócios têm formação superior em gestão financeira e contabilidade, enquanto os demais têm formação média, geral e técnico-profissional.

5- Regime de laboração
A E120 Lda, sendo uma entidade vocacionada ao comércio geral de material de escritório, adoptou um horário estabelecido por lei para o comércio, de 8 horas diárias, incluindo meio-dia aos sábados.6- Caracterização das actividades desenvolvidas
A E120-Comércio de Material de Escritório Lda, tem como “core business” a venda de material de escritório, especificamente blocos de apontamentos pequeno e médio e bloco post-it.

7- Lógica evolutiva da empresa
A E120 manifestou uma performance bastante apreciável, pois entre os meses de Agosto e Setembro, teve uma evoluçãoassinalável. Tomando como referência as vendas, houve um progesso na ordem de 1.110 %, comparativamente ao mês de Agosto. Este quadro de evolução ao nível de todos os indicadores propicia a previsão do futuro com optimismo.

8- Referências Externas
A Sobrevivência da E120 depende em primeiro lugar da sua capacidade de interagir com o meio envolvente, pois esta bem ciente de que senão for rápida e eficaz a adequar-se ao meio envolvente em que se encontra inserida, corre o risco de perder clientes, e em última análise sair do negócio.

Clientes
A empresa E120-Comércio de Material de Escritório, Lda. Tem como clientes no mercado interno (E101, 102, 103, 107, 108, 109, 113, 114, 115, 116, 119, 121, e Consumidor Final); e externo (F25, 26 e 27), tendo em contaque é uma empresa comercial acredita que a primeira tarefa da empresa é de angariar clientes. A 120 entende que os clientes avaliam sobre o leque de ofertas, aquele que lhes proporciona maior valor, pois estes procuram sempre maximizar o valor das suas compras. A premissa da empresa para com os clientes é a criação do Valor, que é o conjunto de benefícios que seus clientes esperam obter ao adquiriros produtos da E120.

Fornecedores
A empresa tem como principais fornecedores de mercadorias, as empresas E184 (mercado local) e F2, F3 e F4 (mercado externo), com as quais tem boas relações. Tem-se dado primazia a aquisição de mercadorias localmente, com intuito de minimizar o impacto das oscilações cambiais que caracterizaram o último trimestre do exercício. Definiu-se comopolítica nas compras, a selecção de fornecedores com base na qualidade, preços competitivos e negociação de prazos de pagamentos dilatados. Desenvolve-se relacionamentos com um número restrito de fornecedores.

Agentes
Tendo em conta o contexto económico, a taxa de inflação e a taxa de juros são variáveis do contexto económico, que influenciam as decisões da empresa. O mercadoestá sendo caracterizado por taxas de inflação acima das que tinham sido previstas inicialmente. Como resultado, o Banco Central está a implementar novas políticas monetárias de contenção da taxa de inflação, consubstanciadas pelo aumento das taxas de juro. Os resultados destas políticas são o encarecimento dos financiamentos, e desencorajamento de investimentos, pois aumentam os custos...
tracking img