Estrutura organizacional, seus componentes e niveis de decisao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE OS&M

TEMA: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, SEUS COMPONENTES
E NÍVEIS DE DECISÃO

1. INTRODUCÃO
Neste trabalho serão apresentadas algumas considerações básicas a respeito da estrutura organizacional nas empresas, considerando seus componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de abrangência.
A estrutura organizacional é um instrumento indispensável para odesenvolvimento e implementação do plano organizacional nas empresas.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa.



Também é necessário conceituar a funçãoorganização, pois a estrutura organizacional é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.


Para a adequada organização de uma empresa, pode-se considerar o desenvolvimento de alguns aspectos, principalmente os seguintes:

• a estrutura organizacional, representando a organização (letra “O” da atividade de OS&M);

• as rotinas e procedimentos administrativos,representando os métodos (letra “M”da atividade de OS&M).

Salienta-se que, além de organização da empresa, o gestor tem três outras funções básicas:

• o planejamento da empresa, que representa o estabelecimento de objetivos e resultados esperados e dos meios mais adequados para se alcançar este estado futuro desejado;

• a direção da empresa, que representa a orientação e/oucoordenação e/ou motivação e/ou liderança das atividades e recursos visando a alcançar os objetivos e resultados esperados;

• o controle da empresa, que representa o acompanhamento, o controle e a avaliação dos resultados apresentados em relação aos objetivos e resultados esperados.

As funções de administração são apresentadas, de forma interligada, na figura abaixo.


Podem-seconsiderar as mudanças planejadas na estrutura organizacional como um dos meios mais eficazes para melhorar o desempenho do sistema empresarial. Quando a estrutura organizacional é estabelecida de forma adequada, ela propicia para a empresa alguns benefícios, como:

• identificação das tarefas necessárias;
• a organização das funções e responsabilidades;
• informações, recursos e feedback aosempregados;
• medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; e
• condições motivadoras.

2.1 ESTRUTURA FORMAL E ESTRUTURA INFORMAL

Toda empresa possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal.

A estrutura informal não é planejada e surge naturalmente da interação social dos membros de uma empresa.
A seguir são apresentados alguns aspectos principais daestrutura informal e da estrutura formal.

2.2 Estrutura Informal





A abordagem da estrutura informal está nas pessoas e em suas relações, enquanto que a estrutura formal dá ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
Os executivos gostariam de ter um controle maior sobre a estrutura informal, pois isto tornaria seu trabalho maissimples e envolveria menos preocupação. Do ponto de vista deles, a estrutura informal é um empecilho que regularmente oferece resistência às ordens formais, ou as altera, ou ainda as cumpre por um procedimento diferente do desejado. Independentemente quão útil ou prejudicial ela é, o executivo logo percebe que a primeira característica da estrutura informal é não poder ser extinta. Enquanto houverpessoas nas empresas, haverá grupos informais.
Autoridade informal vem daqueles que são objeto do seu controle, enquanto a autoridade formal vem dos de fora, que são os superiores, antes do que das pessoas que são controladas por ela. Em contraste com o fluxo descendente da autoridade formal, a autoridade informal flui, no mais das vezes, ascendente ou horizontalmente. É mais um privilégio...
tracking img