Trabalho escravo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO ESCRAVO: Opiniões de um grupo de universitários.

TRABALHO ESCRAVO: Opiniões de um grupo de universitários.

Trabalho de iniciação científica da disciplina de Metodologia Científica do curso de Direito da Universidade Braz Cubas, Sob a orientação da Prof. Dra. Elzira Teixeira Ariza Oliveira.


Dedicatória e Agradecimentos

Agradecemos e dedicamos o trabalho de IniciaçãoCientífica a Deus primeiramente por nos abençoar e iluminar as nossas vidas, aos familiares pela força, colegas de sala pela dedicação e, principalmente, à Prof. ª Dra. Elzira Teixeira Ariza Oliveira pela disponibilidade de tempo, paciência e compartilhamento de todo conhecimento.
Resumo

O nosso trabalho de iniciação científica apresentou objetivos satisfatórios no que se diz respeito ao fundamentoda pesquisa elaborada. Desenvolvemos hipóteses e estas foram refutadas na realização da pesquisa de campo. O método apresentou 12 sujeitos masculinos e femininos, na faixa etária de 17 a 30 anos. A questão de maior acerto foi: “O trabalho escravo é aquele oferecido espontaneamente por uma pessoa para que o trabalhador possa quitar suas dividas e garantir sua sobrevivência”, e a questão maispreocupante foi: “O Brasil carrega o fardo histórico de ter sido um dos primeiros países do mundo a abolir a escravidão”. Novas pesquisas devem ser elaboradas para obter maior clareza dos fatos.

Palavras-chave:
Sobrevivência; Exploração; Escravo.

Sumário

Capa
Folha de Rosto
Dedicatória e Agradecimentos
Resumo
Sumário
Introdução

Capítulo I
1. Trabalho Escravo
2.1 Conceito2.2 Historicidade (Origem)
2.3 Escravidão no Brasil
2.4 Resistências
1.5 Abolição
1.6 Atualidades (Trabalho Escravo Contemporâneo)
1.7 Considerações Qualitativas

Capítulo II
2. Método
3.5 Sujeito
3.6 Instrumento
3.7 Procedimento
3. Tabela
4. Gráfico
5. Considerações Finais
6. Referências Bibliográficas
7. Anexos

IntroduçãoNosso trabalho de Iniciação Científica tem como tema o “Trabalho Escravo”: opiniões de um grupo de universitários. Apresentam-se como subitens o conceito, a historicidade, a origem, a escravidão no Brasil, as revoltas, a abolição da escravatura e as atualidades.
Pesquisaremos seis autores que explanem nosso tema e complementaremos a pesquisa de compilação com um questionário que apontará asopiniões de um grupo de universitários. Conterão quatro questões elaboradas pelo grupo e as respostas de doze variáveis que apontem o conhecimento dos sujeitos em relação ao tema em questão, relacionando a pesquisa qualitativa com a quantitativa para melhor aproveitamento de nosso estudo.
Esperamos adquirir conhecimento significativo para que possamos ampliar a noção do tema abordado, compreender ovalor do trabalho científico e obter melhor contribuição social.

Capítulo I

1. Trabalho Escravo
1.1 Conceito

Segundo o que diz Bremer, o trabalho escravo é a eliminação do direito de locomoção por meio de ameaças e pressões de todo gênero, cativada por dívidas. É aquele exigido de uma pessoa sob ameaça de sanção e para qual não se tenha oferecido espontaneamente.
O trabalhoescravo é todo aquele que restringe ou elimina a liberdade do ser humano em forma não prevista em lei, independente de origem, classe social ou econômica do sujeito passivo da indigitada conduta. O trabalho escravo ou forçado moderno é a exploração violenta da pessoa humana, cativada por dívidas contraídas pela necessidade de sobrevivência e forçada a trabalhar pelo aliciamento feito por pessoas quelucram com o fornecimento e a utilização de sua força de trabalho. O trabalhador fica sem condições de se desprender do local onde está sendo explorado, sofrendo a rigor três tipos de coação. Coação econômica: dívida contraída com o transporte para a fazenda e compra de alimento, o empregado procura saldar a dívida, mas não consegue devido aos elevados valores cobrados; coação moral/psicológica:...
tracking img