Trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO EM EQUIPE

O que é?

Para entendermos o que é o trabalho em equipe precisamos entender que um grupo de pessoas precisa estar compartilhando do mesmo objetivo que só pode ser atingido com o esforço de todos, seja no trabalho ou na sociedade, quando caracterizamos isto, temos uma equipe.

Vejamos por exemplo, um time de futebol, temos os jogadores cada um com uma função , porém emcertos casos podem ser substituídos e/ou cobrir outras posições, temos o técnico que não joga mas conhece tudo sobre as posições, e o objetivo ali de fazer os gols e vencer a partida.

Como organizar uma equipe?

A partir da comunicação, junto ao tempo de convívio com membros e entendendo-os, esta equipe que terá um líder, irá expor as metas da equipe, organizar as ideias junto aos membro, apartir da prática quando houver dificuldades no processo, com a opinião de todos, irão adaptar a melhor forma possível de realizarem a(s) atividade(s), sempre buscando formas de deixar a equipe motivada.

Vantagens do trabalho em equipe.

Criatividade, energia, interesse, gostar de trabalhar, aprimoramento nas atividades devido o planejamento e implementação com a participação de todos osmembros, como autora do Livro “Trabalho em equipe”, da Exame Você S.A. Alison Hardingham diz:

“... Todos nós gostamos de pertencer a alguma coisa e precisamos desse sentimento. O trabalho em equipe satisfaz essa necessidade humana básica.”

Estes são uns dos motivos dos quais as empresas que buscavam diminuir os custos e melhorar a produtividade, buscaram implantar o trabalho em equipe.

Otrabalho em equipe, pode ser a única maneira em algumas situações de realizar tal tarefa, e em outras situações não há opção, por exemplo uma show de uma banda de rock, se um dos músicos faltar ou falhar, a banda irá comprometer a apresentação.

Como fazer Funcionar o Processo?

Muitas pessoas não suportam a reuniões consideradas “reuniões chatas”, aquelas que a pessoa principal atrasa, niguémcontribui na discussão dos assuntos, só uma pessoa domina a reunião, passam do tempo estipulado, pessoas que não se sentem bem após as reuniões, pessoas que faltam com justificativas incríveis, reuniões que são utilizadas para resolver problemas pessoais, decisões impostas.

Estes são fatores destrutivos para a construção de uma equipe, tudo deve ser bem programado, pauta do dia e documentos devemser divulgadas com antecedência quem preside deve fazer com eficiência, todos os membros devem participar, deve-se fazer uma revisão de 10 minutos sobre a eficiência da reunião.

Nunca deve-se planejar, implementar ou buscar soluções sem haver preparação (estudar sobre o que se trata), porque isto poderá ser considerado que a equipe em si, é sem importância, como se você e os outros membros,estivem sendo apenas “números”, o que faz com que descaracterize a condição de equipe.

Para que a equipe trabalhe bem é necessário que ela tenha suporte da empresa e que os processos internos e externos fluam bem.

Existem Problemas?

Consideremos que sim, porque em muitas situações, podemos ver membros que passam a concordam com você e os colegas o tempo todo, quando alguém expõe uma ideia,sem a conscientização de todos, talvez algo que a equipe precisa, quando ela não está totalmente estruturada ainda, este indivíduo, “taca-lhe uma pedra”, dizendo que não vai funcionar, que você é louco por querer implantar tal procedimento, ou que do jeito antigo ou do jeito dele é melhor, ou que você complicou, como você as vezes não quer debater aquilo com o amigo por causa de uma porção defatores, acaba interiorizando aquela ideia e não a expõe novamente numa reunião ou em outra situação que deveria, e acaba evitando em expor outras ideias. isto acontece quando há rivalidade entre os membros e outras equipes que afetam o trabalho e a empresa, ao invés de interagirem, eles pensam que são melhores uns que outros, muitas vezes até brigam verbalmente e em outras casos há brigas de...
tracking img