A origem do computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução
A necessidade de calcular até os computadores modernos
Conclusão
BibliografiaIntrodução
Este presente trabalho retrata sobre a origem do computador, citando assim desde o surgimento dos pequenos cálculos e o crescimento deles e como as máquinas participaram (e participam) ativamente da vida do homem para facilita-la e torna-la mais rápida.
A história docomputador tem interrupções em seu tempo de uma evolução a outra, porém sempre em continuidade com o trabalho de criar o melhor jeito para conseguir resultados mais complexos de matemática. A preocupação constante de minimizar o esforço repetitivo e tedioso produziu o desenvolvimento de máquinas que passaram a substituir os homens em determinadas tarefas.
Buscar uma abrangência dos fatos através dosacontecimentos que o antecederam é um dos principais objetivos que estará presente neste estudo da Origem do Computador. A computação é um corpo de conhecimentos formado por uma infraestrutura conceitual e um edifício tecnológico onde se materializam o hardware e o software.



A necessidade de calcular até os computadores modernos
O computador deriva do verbo computar, palavra essa que pode sersubstituída por seus sinônimos contar ou calcular. Isso porque o computador foi criado na intenção de efetuar cálculos. A necessidade de cálculos surgiu com o sedentarismo do homem primitivo para o desenvolvimento de atividades como a agricultura e o pastoreio. Por meio de senso numérico, o que consideram uma sensação instintiva dos seres em geral, as contas eram feitas com objetos que setornavam símbolos que determinavam a quantidade. O que se suspeita é que cada objeto correspondia unidade a unidade e eram usadas pedrinhas, que curiosamente em latim podem ser traduzidas como “calculus”, de onde a palavra ‘cálculo’ é derivada.
Nas civilizações egípcia e babilônica, o sistema de correspondência de quantidade era por desenhos escritos. Como não havia o conceito e a representação donúmero 0, a cada multiplicação por 10 era preciso um novo símbolo, assim os números 1, 10, 100, 1000, 10000 e assim por diante eram representados por desenhos diferentes. O resto dos números era copiado quantas vezes conforme sua quantidade, por exemplo, o número quatro em egípcio era quatro vezes o desenho do número 1, ou seja, 1 era I , sendo assim, 4 eram IIII. Essa representação apresentouproblemas, pois quanto maiores eram os números novos símbolos haviam de ser criados.
Logo que a sociedade ia evoluindo, os cálculos ficavam cada vez maiores conforme suas situações e, com essa preocupação de minimizar o esforço repetitivo, surgiu o que se pode considerar a primeira invenção para a computação: o ábaco, que foi utilizado durante 5000 anos (e é até os dias de hoje), com pequenas alteraçõesno Japão, China e Rússia, etc.
“O ábaco é um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão), cada bastão é composto por dez “bolinhas”. As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o ábaco não resolveos cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente”. (Brasil Escola, 2013).
A primeira calculadora teria sido criada por Leonardo da Vinci em 1500, sendo a primeira máquina desenvolvida para efetuar operações simples. Em seguida, John Napier (1550-1617), nobre escocês, bastante conhecido pela descoberta dos logaritmos,...
tracking img