Trabalho ecr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

ECR – EFFICIENT CONSUMER RESPONSE – RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR –
É um conjunto de métodos voltados a excelência da qualidade do atendimento, com o qual todos os que participam da cadeia de logística ( fabricantes, transportadores, distribuidores e varejistas) trabalham harmonicamente, tornando a distribuição mais eficiente e menos onerosa. Tem como consequência o fornecimentode produtos com preços mais acessíveis e com melhor qualidade ao consumidor final, conforme suas exigências e necessidades. É a estratégia segundo a qual o varejista, o produtor e o fornecedor trabalham próximos para eliminação de custos excedentes na cadeia de suprimentos fator esse que beneficia o consumidor.

Historia
Durante a década de 80, inúmeras transformações afetaram orelacionamento existente entre as diversas organizações que operam ao longo de uma mesma cadeia de valor agregado. A dramática reestruturação de empresas em busca de maiores níveis de qualidade e produtividade, a globalização dos mercados e o surgimento de novas tecnologias de processamento e transmissão de dados desempenharam e vêm desempenhando um papel fundamental na mudança das práticas tradicionais denegócios entre duas empresas.

Paralelamente a estas transformações, houve o deslocamento do poder de barganha da indústria para o varejo em diversos setores, inclusive no setor alimentício, onde atualmente o elo mais forte do canal de distribuição são os supermercados. É claro que todas estas transformações acirrariam a tradicional rivalidade entre produtores e varejistas. No entanto, percebe-seque a penetração cada vez mais rápida em novos mercados, ou a consolidação do market-share em outros, passam cada vez mais pela adoção de novas estratégias de gestão da distribuição entre os elos da cadeia de suprimentos.

O ECR surge, portanto, com o objetivo de coordenar trocas de informações entre indústria e varejo, permitindo o estabelecimento de um fluxo de produtos e estoques sincronizadocom as informações de venda obtidas em tempo real nos PDVs. Estas características do ECR permitem a melhoria do desempenho da cadeia de distribuição em quatro processos-chave:
* Determinação do mix de produtos mais adequado em cada PDV,
* Ressuprimento do mix na quantidade certa e no exato momento em que a demanda ocorre, permitindo aumento no giro de estoques e redução nas perdas,
*Promoções, a partir de melhor entendimento e coordenação das questões estratégicas e operacionais quanto à alocação de recursos,
* Lançamento de novos produtos visando maximizar o valor na visão do cliente final, o que reduz as chances de insucesso.

ECR

O sistema de Resposta ao Consumidor ( ECR Efficient Consumer Response) é uma variação do RR e do EDI, adotado por supermercados como umaestratégia de negócios onde distribuidores, fornecedores, e comerciantes trabalham próximos e em conjunto para levar os produtos aos clientes.
CONSUMIDOR

CONSUMIDOR

ECR
ECR

VAREJISTA
VAREJISTA

VAREJISTA
VAREJISTA

EDI
EDI

TRANSPORTADOR

TRANSPORTADOR

FORNECEDOR

FORNECEDOR

ECR
ECR

Antes da ECR existiu outro modelo chamado Quick Response (QR), que seconcentrava em encurtar o ciclo da cadeia de abastecimento. Naquela época, nos Estados Unidos, as mercadorias demoravam oito semanas ou mais entre o momento do pedido e da entrega.
A partir da implementação do QR foi possível encurtar esse prazo para uma media de uma semana. A vantagem obtida com a redução dos tempos baixou os níveis de estoque e significou uma notável melhoria no rendimento financeiro donegócio varejista. Essa redução foi possível pelo uso de tecnologia (input eletrônico de dados, EDI) e do UPC ( código de barras). A ECR foi constituída depois sobre as praticas do QR, mas com um enfoque mais amplo.
Eles podem utilizar um sistema de leitura de código de barras e EDI. É uma estratégia da indústria supermercadista na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto...
tracking img