Modelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: O objetivo geral desse trabalho é relatar a experiência da viagem técnica realizada pelos participantes do Programa de Pré-incubação, Incubação e Pós-incubação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ ao Vale do Silício e Arredores. A viagem ao estado da Califórnia - CA, nos Estados Unidos da América – EUA, foi realizada em julho de 2011 por professores e técnicos da UERJ,ligados ao Programa, como parte das atividades previstas no projeto “Proposta de Instalação de Infraestrutura Física e Administrativa de Apoio às Incubadoras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro”.
Palavras-chave: inovação, empresa de base tecnológica, spin-off, incubadora, parque tecnológico, hélice trípice
THE REPORT OF THE EXPERIENCE OF TECHNICAL TRAVELING PERFORMED BY THE PARTICIPANTS OFTHE PROGRAM FOR PRE-INCUBATION, INCUBATION AND POST-INCUBATION OF THE RIO DE JANEIRO STATE UNIVERSITY - UERJ TO SILICON VALLEY AND SURROUNDINGS (CALIFORNIA, UNITED STATES OF AMERICA) (2)
Abstract: The general objective of this study is to report the experience of technical traveling performed by the participants of the Program for Pre-incubation, incubation and post-incubation of the Rio de JaneiroState University - UERJ to Silicon Valley and surroundings. This trip to California - CA, United States of America - USA, was held in July 2011 by teachers and techniciansUERJ linked to the Program as part of activities under the project "Proposal for Installation of Physical Infrastructure and Administrative Support incubators at the Rio de Janeiro State University" mentioned in the Notice ofFAPERJ No. 27/2008, entitled "Support of Incubators technology-based companies of the State of Rio de Janeiro".
Keywords: innovation, technological based firm, spin-off, incubator, technological park, triple helix.
Apresentação
A viagem ao estado da Califórnia - CA, nos Estados Unidos da América – EUA, foi realizada em julho de 2011, por professores e técnicos da UERJ, ligados ao Programa dePré-incubação, Incubação e Pós-incubação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, como parte das atividades previstas no projeto “Proposta de Instalação de Infraestrutura Física e Administrativa de Apoio às Incubadoras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro”, contemplado no Edital da FAPERJ Nº 27/2008, denominado “Apoio às Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do Estado do RJ”,tendo originado o processo E-26/190.083/2008. Este programa já está cadastrado como projeto de extensão da UERJ e vem sendo executado nas instalações da Faculdade de Administração e Finanças, no grupo de pesquisa Inovação e Sociedade e no Laboratório de Inovação e Empreendedorismo.
O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo foi criado, em 2007, com verba FAPERJ por meio do edital FAPERJ Nº05/2007, denominado “Apoio às Universidades Estaduais do Rio de Janeiro – UERJ, UENF E UEZO”, tendo originado o processo E-26/110.152/2007, também cadastrado na UERJ como projeto de extensão.
O Projeto das incubadoras da UERJ, ainda em andamento, tem como público-alvo as seguintes incubadoras da UERJ: a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – IEBTec, em Nova Friburgo (AEDA 0043/REITORIA/1994 de23/08/1994 e AEDA 003/REITORIA/1995 de 08/03/1995); a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e Setor Tradicional – IEBTST (AEDA-008/ REITORIA /2002 de 18/04/2002), em Resende e a Incubadora de Empresas de Design – DESIGN.INC (AEDA-002/ REITORIA /2007 de 15/03/07), no Rio de Janeiro (Lapa).
A proponente à FAPERJ do projeto acima citado e líder da equipe de viagem, participante do presente estudode campo, foi a professora adjunta, Doutora Branca Terra (3).
O objetivo desse trabalho é relatar a experiência da viagem técnica realizada pelos participantes do Programa de Pré-incubação, Incubação e Pós-incubação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, ao Vale do Silício e Arredores.
Especificamente objetivou-se:
* acompanhar o debate internacional sobre a relação...
tracking img