Trabalho ecr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nas duas últimas décadas, a indústria de supermercados foi significativamente afetada por várias mudanças. Entre elas incluem-se o aumento da competição no setor principalmente com a criação de formatos alternativos de varejo (Clubes de Compras, Supercenters); margens de lucro decaíram; alterações demográficas, dos estilos de vida, e dos padrões de demanda dos consumidores; e aindustria também reconheceu sua ineficiência, com estoques excessivos, informações inexatas, e atividades administrativas desnecessárias (Whipple,1999).
Assim o setor se viu diante da necessidade de diversas mudanças em suas estratégias de
marketing, de processos logísticos e de trabalho, de modelos de comunicação e de utilização da
informação no sentido de obter melhorias de suas atividades. Oponto mais importante desta reação é observado no movimento ECR que se iniciou nos Estados Unidos e tem se difundido globalmente.
Entre alguns dos componentes mais importantes para o sucesso da difusão e sucesso do ECR,
temos uma melhor e mais ampla utilização das informações; uma maior capacidade de organização; uma revisão nos conceitos de parceria, principalmente para uma evolução dasnegociações no estilo ganha-ganha, uma melhor definição das metas; e finalmente a confiança deve ser total entre os membros da cadeia logística, visto que o ECR irá buscar principalmente a troca de informações entre parceiros.
Este trabalho pretende mostrar as vantagens para a empresa ASG implantar o ECR. Focalizando os aspectos relacionados ao tempo e a flexibilidade que são fundamentais para asobrevivência das empresas nos dias de hoje.

Conclusão

O processo de implantação das estratégias do ECR ainda esta ocorrendo em grandes redes de supermercados, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, em muitas redes médias e pequenas, este processo ou está em fase inicial ou ainda está nos planos de seus gerentes. Nestes últimos como observado por Miranda & Ghisi (1999).Entre algumas das barreiras encontradas para a implantação do ECR estão o preço das tecnologias envolvidas com o ECR e que começam agora a diminuir, e a falta de interesse da indústria em fazer parcerias mais duradouras.
A cada dia novas tendências vêm surgindo no movimento ECR, o mais novo é o ECR Scorecard que é um instrumento de mensuração dos resultados projetados. O avanço das tecnologias dainformação e da comunicação também estão auxiliando para um maior avanço do movimento.
Resta então uma maior integração entre as diversas áreas do conhecimento envolvidas neste processo de mudança para que se tenha resultados mais eficientes e de forma cada vez mais rápida.

BIBLIOGRAFIA

EAN Brasil, “ECR”, 1996. http://www.eanbrasil.org.br/d02_tecn/barcode_pg8.html.

ATKINSON, A.A. etalli, . “Management Acconting”, 1995 BENING;

INTEGRATION CONSULTORIA EMPRESARIAL, ABCosting – Custeio Baseado em
Atividades, 1º congresso ECR Brasil, 1998;

ECR Brasil - Associado ECR Europa : www.ecrbrasil.com.br/

A proposta para a implantação da ECR feita á empresa ASG Distribuidora

A base do ECR é a informação. Se por um lado a ASG envia para seus clientes produtos, por outro,através de um sistema de transmissão de dados, a ASG é informada constantemente sobre os estoques de seus clientes podendo reabastecê-los sempre que for necessário. O sinal de reabastecimento é disparado quando o estoque do varejo baixa até um determinado nível. Esta
informação é transmitida em tempo real para o fabricante e chega até as linhas de produção, o que permite à fábrica produzir somente onecessário.
O ECR tem o foco constante no provimento de um melhor valor ao consumidor: melhor produto, melhor qualidade, maior variedade, melhor serviço de suprimento e melhor conveniência com menos custo através da cadeia.
No ECR ocorrem mudanças radicais nos conceitos de abastecimento:
· alta freqüência de abastecimento;
· a negociação passa a ser muito mais estratégica com enfoque no...
tracking img