Trabalho decente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 DEFINIÇÃO DE TRABALHO DECENTE
Trabalho decente é um trabalho produtivo remunerado, exercido em condições de liberdade, equilidade e segurança “capaz de garantir uma vida digna” ao trabalhador.
O governo do Brasil adquiriu essa proposta e gerou trabalho digno para a população, bem como o estímulo de políticas e ações que corroborem com a estratégia de tornar o trabalho,como vetor de inclusão social e desenvolvimento.
Um dos pontos centrais da política relacionados ao trabalho é o desemprego, então o trabalho decente visa não apenas a identificação de meios para a geração de ocupação e renda, mas que representem meios efetivos de alcance de condições dignas de vida.
O trabalho decente envolve ações nas áreas de segurança e saúde, combate á discriminação, buscaoportunidades com liberdade de associação e participação do diálogo social e principalmente não aceita o trabalho infantil, forçado entre outras práticas.
O crescimento econômico é uma condição necessária, mas não suficiente para atingir esses fundamentos objetivos, sua efetividade nesses projetos é ter setores que geram mais empregos e ao embasamento de mecanismos públicos e da organização social,permitindo assim uma ocupação com mais qualidade.
Existe um avanço grande na valorização do trabalho decente nas instituições brasileiras, representando assim disposição política e mobilização social para o enfrentamento dos problemas relativos á essa questão.
O trabalho decente aderiu á convocação global para o enfrentamento desse problema, reconhecendo o valor do trabalho, como aspectocentral da sociedade, representando assim, a disposição para dirigir esforços e consolidar conquistas, mobilizando a sociedade á buscar alternativas para superar esses desafios.
O programa Nacional de trabalho decente foi criado co o objetivo de estabelecer regras para que á sociedade viva com mais dignidade.
1.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE
Para a Organização do Trabalho (OIT)o trabalho decente tem quatro eixos estratégicos e essências e para a sua realização;
• Respeito aos direitos do trabalho (eliminação de trabalho forçado. Infantil e discriminação, etc.),
• Criação de emprego de qualidade para todos,
• Extensão da proteção social,
• Diálogo social
A Agenda Nacional de Trabalho Decente tem prioridades para a juventude;
Prioridade 1; mais e melhor educação, ouseja, qualidade de ensino com igualdade de oportunidade e tratamento de gênero e raça, melhor ensino médio profissionalizante e tecnológico, mais oportunidades de acesso ao ensino superior, garantir a observância efetivada idade mínima de ingresso no mercado de trabalho conforme a legislação brasileira vigente, e implementação da política pública e educação para o campo.
Prioridade 2;conciliação dos estudos, trabalho e vida familiar. Fazer com que o trabalho não prejudique a educação e integração social, ampliando as oportunidades de conciliação entre os espaços de trabalho, estudo, vida familiar e em sociedade para os jovens trabalhadores e estudantes.
Prioridade 3; inserção ativa e digna no mundo do trabalho, com igualdade de oportunidade e de tratamento. Ampliar empregos assalariados,promover a saúde do trabalhador, combater as causas da rotatividade, acesso á terra, trabalho e renda no campo, ampliar as oportunidades de emprego no campo dos “empregos verdes”; geração de trabalho e renda através da economia popular e solidaria para o meio rural e empreendedorismo.
Prioridade 4; diálogo social – juventude, trabalho e educação; ampliar e fortalecer alternativas condicionantespara a melhor inclusão no mercado de trabalho, estimulando as condições de participação juvenil, na cidade e no campo, na defesa dos direitos de trabalho, na organização dos sindicatos e nas coletivas negociações.




1.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES
Cabe á um comitê executivo, composto pelos diversos ministérios e secretárias de estados envolvidos com os temas...
tracking img