Trabalho decente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................5
2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE............................................................6
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHODECENTE...............7
2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES........ ..8
2.4 TRABALHO DECENTE EM BRASILIA, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT........10
2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS....................11
2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE..12
2.7 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS.....................................13

3CONCLUSÃO......................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................15

1- INTRODUÇÃO:
Passados mais de 100 anos da assinatura da Lei Área e o nosso País ainda convive com as marcas deixadas pela exploração da mão-de-obra escrava. No Brasil, a escravidãocontemporânea manifesta-se na clandestinidade e é marcada pelo autoritarismo, corrupção, segregação social, racismo, clientelismo e desrespeito aos direitos humanos.
O Brasil registra
Existem aproximadamente no Brasil 25 mil pessoas submetidas ás condições análogas ao trabalho escravo. Os dados constituem uma realidade de grave violação aos direitos humanos, que envergonham não somente osbrasileiros, mas toda a comunidade internacional.
Conscientizamos de que a eliminação do trabalho escravo constitui condição básica para o Estado Democrático de Direito.
Este trabalho tem como escopo, esclarecer pontos importantes referente a OIT Organização Internacional do Trabalho, na importância do Trabalho Decente no Brasil.Contudo, a OIT foi criada em 1919, como parte do Tratado de Versalhes,que pós fim á Primeira Guerra Mundial. Fundou-se sobre a convicção primordial de que a paz universal e permanente somente pode estar baseada na justiça social.
A OIT é responsável pela formulação e aplicação das normas internacionais do trabalho (convenções e recomendações). O Brasil está entre os membros fundadores da OIT e participa da Conferencia Internacional do Trabalho.

2 - TRABALHODECENTE

Trabalho decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia de governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
Entenda-se por trabalho decente um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.
Essa idéia foi firmada em três reuniõesrealizada em 2005, evidenciado a relevância do tema na agenda política latino-americana e internacional. Na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas ( ONU), em setembro, a promoção do emprego pleno e produtivo e do trabalho decente para todos, especialmente mulheres e jovens, foi definida como meta de políticas e estratégias nacionais e internacionais de desenvolvimento.

2.1 - DEFINIAÇÃODE TRABALHO DECENTE

Trabalho Decente foi desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) ainda nos anos 1990, na crise mundial do emprego, com um número exorbitante de taxa de desemprego, em todos os países, especialmente nos países centrais.
O Conceito de trabalho decente seria simplesmente esse, um trabalho realizado em condições adequadas de saúde, segurança, liberdade e comremuneração digna. É um conceito bastante abrangente, que permite ser adaptado á realidade de cada país.
Portanto, para alguns países é preciso começar estabelecendo parâmetros sobre a Organização e a Justiça do Trabalho, o que aparentemente nós já superamos. Outros estão dedicados á necessária erradicação do trabalho escravo e infantil.

2.2 - PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO...
tracking img