Trabalhador eventual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM ANDRÉ ARCOVERDE – faA
faculdade de direito de valença






















vALENÇA
2011Trabalho apresentado ao prof. Dr. Jorão Gomes, na disciplina Direito do Trabalho I, como parte das exigências para nota parcial da 1ª NPC, pelos acadêmicos EdsonPinto Barboza Junior (Mat. 7188), Hellen Maria Soares Nunes (Mat. 6736), Joel Souza da Silva Junior (Mat. 7117), Priscila Rezende Barbosa (Mat. 6960), Raphaella de Fátima Lilk Rapozo (Mat. 6882), RenanAmorim Lopes (Mat. 8184) e Victor Okuyama Lavinas (Mat. 6989). Turma do Direito 4/A.




Valença
2011
TRABALHADOR EVENTUAL.
Definição:
TRABALHADOR EVENTUAL, ou transitório, cujoexercício não se integra na finalidade da empresa. Eventual é a forma típica do trabalhador que não recebe serviços habitualmente, com alguma constância. É uma pessoa física contratada por empresa de trabalhotemporário, para prestação de serviço destinado a atender à necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de tarefas de outras empresas (art.16, Decreto 73.841/74).
O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando: a) de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; b) de atividadesempresariais de caráter transitório (parágrafo 2º, “b” do artigo 443 da CLT). O trabalhador eventual presta serviço assalariado, subordinado, mas ocasional e de curta duração, isto é, não habitual ou nãorepetido nem demorado. O trabalhador eventual na sua posição não recebe serviços constantemente, e por isso muitos empresas recorrem a ele para evitar custos fixos e excesso de mão-de-obra ondeexistem períodos de menor produção.
O trabalhador eventual de acordo com uma forte corrente majoritária também pode exigir alguns direitos trabalhistas.
Reza o art. 3º da CLT que a relação...
tracking img