Pcmat modelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAG – FACULDADE ASSIS GURGACZ































SEGURANÇA DO TRABALHO


































CASCAVEL
2011
FAG – FACULDADE ASSIS GURGACZ













SEGURANÇA DO TRABALHO


Trabalho da disciplina de Fundamentos de Engenharia de Segurança, do 8ºPeríodo do Curso de Engenharia Civil da FAG.


Professor Orientador: Sergio Antonio Miotta














CASCAVEL
2011

1. INTRODUÇÃO




Neste caderno constam todos os documentos necessários ä uma empresa de pré-fabricados na área de Segurança do Trabalho, os quais são baseados em normas regulamentadoras e legislações paraassegurar a saúde do trabalhador, servindo de base para qualquer empresa do ramo.

Nele há modelo de PCMAT, PPRA, CIPA e SIPAT para a área de pré-fabricados.
















.PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO












1. IDENTIFICAÇÃO







EMPREENDEDOR
CNPJ 00.000.000/0000-00

ENDEREÇO Av das Torres, 500 Sala 211 Bloco das Engenharias
Loteamento FAG
Cascavel – Pr

REPRESENTANTE Robson Ebert

EMPREENDIMENTO Indústria de pré-fabricados

PROGRAMA PCMAT – Programa de Condições doMeio Ambiente
AMBIENTAL de Trabalho na Industria da Construção

COORDENAÇÃO

RESPONSABILIDADE TÉCNICA





















2. INTRODUÇÃO




O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, com o objetivo de implementar procedimentospreventivos relacionados às condições de trabalho na construção civil.
O documento define as medidas e procedimentos de segurança do trabalho que serão implementadas durante a execução das etapas de fabricação das peças, buscando a preservação adequada dos recursos humanos, bens e equipamentos, possibilitando que níveis apropriados de qualidade de vida associados a uma maior produtividade sejam alcançados.Essas ações foram regulamentadas a partir da entrada em vigor da Portaria nº 04, de 04/07/95, trazendo em seu conteúdo o novo texto da Norma Regulamentadora de numero 18, NR – 18.

3. OBJETIVO

O objetivo do PCMAT insere-se no contexto maior da Política de Segurança e Saúde Ocupacional da empresa, que contempla: garantir um ambiente laboral saudável e seguro para os trabalhadorespreservando a sua saúde e integridade através do controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham existir localmente; promover a melhoria permanente dos ambientes de trabalho, visando criar condições mais favoráveis ao desempenho das atividades profissionais; difundir a mentalidade prevencionista entre todos os níveis hierárquicos da empresa, gerando o comprometimento das pessoasenvolvidas com a aplicação, manutenção e melhoria de controle dos agentes ambientais.
A importância do PCMAT esta no fato de que, ao se planejarem as ações e medidas de segurança do trabalho a serem implementadas, estas se constituirão em um trabalho preventivo, evitando-se as medidas que, além de provocar atrasos nos serviços, permitem a ocorrência de acidentes antes das correções necessárias.
Nocaso presente é patente a necessidade de implantação e observância do PCMAT, uma vez que se trata de uma fabrica de pré-fabricados que emprega diretamente e indiretamente cerca de 60 funcionários.


4. BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DO PCMAT




A implantação do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção traz em seu bojo uma série de benefícios, quais...
tracking img