Tipos de argumentos juridico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE ARGUMENTOS
1)Argumento de Autoridade 
No essencial, o argumentador usa o argumento de autoridade quando se vale do ensinamento de uma personalidade reconhecida e prestigiada em determinada área do saber para confirmar uma tese. Justifica-se, pois, uma afirmação baseando-se no valor de mestres que pensam semelhantemente à proposição apresentada. Tal argumento é também conhecido pelasdenominações argumentum magister dixit ou ad verecundiam. O argumento de autoridade extrai grande parte do poder persuasivo em virtude da presunção de imparcialidade e da presunção de conhecimento. A citação da doutrina, da legislação e da jurisprudência representa o emprego mais comum do argumento de autoridade no discurso forense. Segundo lembra Fetzner (2009, p.72), mesmo não tendo formaçãoacadêmica, um indivíduo pode exercer o papel de autoridade. Provavelmente, um agricultor terá os conhecimentos necessários para saber se o solo de uma propriedade é ou não adequado ao plantio de determinada cultura. De semelhante maneira, alguém se torna autoridade quando é sustentado pela representatividade social que detém. Incluem-se nesse caso um líder comunitário, um pastor de uma igreja, entreoutros exemplos possíveis de assinalar.
Chegados a este ponto, é lícito questionar: como é possível refutar o argumento de autoridade?
O advogado ou o crítico literário, por exemplo, que deve contestar o poder de persuasão de um especialista em certo assunto poderá lembrar que tal experto pode ter falhado. Tanto isso é razoável que não é fato incomum encontrar intelectuais reconsiderando suasopiniões e suas teorias depois de as terem formulado num passado distante ou não. Dito de outra forma: os cientistas, os filósofos, os juristas, os intelectuais em geral mudam de opinião como qualquer pessoa. Além do mais, deve-se colocar em debate de onde provém o crédito do especialista: é originário da academia ou dos meios de comunicação de massa? Artifício outro é questionar o próprio prestígio dapessoa invocada. Estratégia bastante razoável para combater o argumento de autoridade usado por um orador é apresentar-lhe outro argumento de autoridade, advogando tese contrária, de maneira que, no final das contas, é a palavra de um contra a palavra do outro.
2) Argumento a Fortiori
Para começo de comentário, esclareça-se que a expressão latina a fortiorisignifica com maior razão.  Exemploperfeito de argumento a fortiori é esta conhecida passagem encontrada na Bíblia, especificamente no Evangelho de São Mateus: se até os passarinhos merecem cuidados do Pai, com mais razão, os homens os merecem. Trata-se, em geral, de um argumento muito eficaz, visto que seu arcabouço lógico é incontestável.
O argumento a fortiori divide-se em dois tipos fundamentais, conforme ficará evidenciado com oauxílio de Rodriguez (2005, p.190): o argumento a minori ad maius e o argumento a maiori ad minus. Como exemplo do primeiro caso, atente-se na seguinte passagem: se uma lei prescreve que não se pode trafegar de noite com os faróis do veículo apagados, a fortiori deve-se entender que é proibido trafegar de noite com um veículo sem faróis. Se a lei proíbe o menor, evidentemente deve proibir omaior. Quanto ao segundo tipo, seu funcionamento resume-se na expressão quem pode o mais pode o menos.
3) O Córax
Quando se emprega o argumento do córax, declara-se que algo é inverossímil por ser exageradamente verossímil. Entenda-se como funciona tal argumento por meio de breve ilustração: o senhor X, numa mesa de bar, jura, para todos que quiserem ouvi-lo, que matará o senhor Y. No dia seguinte, osenhor Y aparece morto. Ora, diante de tais fatos, a incriminação daquele que jurava a morte é tão evidente que chega a ser mais provável que outro inimigo do vitimado, mais oportunista, tenha se valido da ameaça para cumprir seu intento criminoso. Como combater o córax? Reforçando que o argumentador que invoca o córax o encontrou como única saída, falaciosa, mediante a contundência da prova...
tracking img