Trabalho de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO

Ingrid Kecile da Silva Nascimento

Uso indiscriminado de anibióticos e resistência bacteriana.

Nova Friburgo,
Abril de 2013

• Mecanismo de ação dosantibióticos
De forma geral podemos dividir o grupo dos antibióticos em duas classes:
- Bactericidas: Atuam na membrana plasmática ou perede celular bacteriana, impedindo sua produção econsequentemente a sua destruição.
Ex: Penicilinas, Cefalosporinas, Vancomicina, etc…
- Bacteriostáticos: Impedem a multiplicação e proliferação bacteriana, agindo sobre o DNA bactriano, bloqueando areplicação, a transcrição e a síntese de proteínas.
• Como as bactérias desenvolvem resistência à anitbióticos
De acordo com as teorias propostas por vários estudiosos, as bactérias são capazes de sofrerevoluções grandiosas para que possam habitar quaisquer locais hoje existente, sob condições amenas ou até mesmo extremos, como é o caso das psicrófilas (seu crescimento ideal se dá em temperaturas abaixo de15ºC) e as termófilas (seu crescimento ideal se dá entre temperaturas de 50ºC e 60ºC, algumas resistindo até 110ºC).
Consequentemente, com os antibióticos não poderia ser diferente, haja vista ogrande potencial de sobrevivência das espécies de bactérias. A causa primária da resistência bacteriana é o alto poder de mutação espontânea e a recombinação dos genes, possíveis de serem transmitidosposteriormente durante a reprodução bacteriana, de uma bactéria mutável a outra não mutável, favorecendo dessa forma o surgimento e o aumento do número dos tipos de bactérias geneticamente modificadas, ouseja, com uma estrutura genômicas variável no que diz respeito à variabilidade genética.
Outra causa já conhecida da resistência bacteriana, é o uso abusivo e indiscriminado dos antibióticos, sejapor má indicação medica ou automedicação que cria um ambiente extremamente favorável ao surgimento favorável das bactérias resistentes.
O uso indiscriminado de antimicrobianos exerce uma enorme...
tracking img