Trabalho de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DE BIOLOGIA
ENSINO MÉDIO


APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

A disciplina de Biologia tem como objeto de estudo o fenômeno Vida. Ao longo da história da humanidade muitos foram os conceitos elaborados sobre este fenômeno, numa tentativa de explicá-lo e, ao mesmo tempo, compreendê-lo (PARANÁ, 2008, p. 38).
Desde o homem primitivo, em sua condição de caçador ecoletor, as observações dos diferentes tipos de comportamento dos animais e da floração das plantas foram sendo registrados nas pinturas rupestres, representando seu interesse em explorar a natureza (PARANÁ, 2008, p. 38).
O conhecimento da Biologia deve subsidiar a análise e reflexão de questões polêmicas que dizem respeito ao desenvolvimento, ao aproveitamento de recursos naturais, interaçõesentre os seres vivos e a utilização da tecnologia que implica em intensa intervenção no ambiente, levando em conta a dinâmica dos ecossistemas, dos organismos, enfim, o modo como a natureza se comporta e a vida se processa, oportunizando a construção de uma visão de mundo permitindo a formação de um sujeito crítico, dando subsídios para a tomada de decisões .
Partindo da dimensão histórica dadisciplina de Biologia foram identificados os marcos conceituais da construção do pensamento biológico, está construção ocorre em movimentos não-lineares, com momentos de crises, de mudanças de paradigmas e de busca constantes de explicações sobre o fenômeno Vida. São eles:
Pensamento biológico descritivo;
Pensamento biológico mecanicista;
Pensamento biológico evolutivo;
Pensamento biológico damanipulação genética.
Organizar os conhecimentos biológicos construídos ao longo da historia da humanidade e adequá-los ao sistema de ensino requer compreensão dos contextos em que a disciplina de Biologia é contemplada nos currículos escolares.
Ao final da década de 1980, foi proposto a Re-estruturação do Ensino do Segundo Grau sob o referencial teórico da pedagogia histórico-crítica, na qual oconteúdo é visto como produção histórica e social, a educação escolar tem a obrigação de oferecer e o aluno tem o direito de conhecer. Mas este documento ainda apresentava os conteúdos de Biologia divididos por blocos tradicionais, reunidos em temas geradores, reproduzindo o padrão dos livros didáticos (PARANÁ, 2008, p. 49).
Em 1998, foram promulgadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para oEnsino Médio, que passou a ser organizado por áreas de conhecimento, ficando a Biologia dispostas na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PARANÁ, 2008, p. 49).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) enfatizaram o desenvolvimento de competências e habilidades em prejuízo de uma abordagem mais aprofundada dos conteúdos, direcionado o ensino para temas e desenvolvimentode projetos considerados necessários para ávida do aluno. Os conceitos básicos de Biologias foram apresentados de forma reducionista, sem uma abordagem histórica, e controlados pela competência individual (PARANÁ, 2008, p. 49).
Estes marcos foram utilizados como critérios para escolha dos conteúdos estruturantes e dos encaminhamentos metodológicos. Cabe ressaltar que a importância destacompreensão histórica e filosófica da ciência está em conformidade com o atual contexto sócio, econômico e político, estabelecido a partir da compreensão da concepção de ciência enquanto construção humana (PARANÁ, 2008, p. 49).
Entende-se assim, que a Biologia contribui para formar sujeitos críticos e atuantes, por meio de conteúdos que ampliem seu entendimento acerca do objeto de estudo, o fenômenoVida, em sua complexidade, ou seja: na organização dos seres vivos, no funcionamento dos mecanismos biológicos, no estudo da biodiversidade em processos biológicos de variabilidade genética, hereditariedade e implicações dos avanços biológicos no fenômeno Vida .
A disciplina de Biologia se pauta na valorização do conhecimento disciplinar, na compreensão da ampla rede de relações entre a produção...
tracking img