Analise ética nas abordagens da psicologia ( psicanálise, humanismo, gestalt e behavorismo)

3492 palavras 14 páginas
Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral
Disciplina: Ética e Psicologia
Professora: Dr. Rita Helena Ferreira Gomes
Alunas: Daniella Pimentel, Joyce Albuquerque, Julyana Lima.

Análise ética nas abordagens da Psicologia
A Psicologia, como muito se sabe, é uma ciência que estuda os fenômenos psíquicos nas suas mais variadas formas, por isso, esta ciência encontra-se atualmente bastante fragmentada em seus saberes, de tal forma que a escolha de uma abordagem é feita no âmbito da Universidade, de forma bastante polêmica. Neste trabalho iremos nos deter às três abordagens mais difundidas em nosso contexto: a Psicanálise, a Análise do Comportamento e o Humanismo.
Sabemos que existem muitas outras correntes de pensamento na Psicologia, além das supracitadas, as quais também possuem validade como um saber, mas não é o foco do trabalho especificá-las como teorias, tampouco tomar partido por nenhuma delas.
Durante o percurso acadêmico, ao passo que nos apropriamos de determinada escola psicológica, onde cada uma expõe sua ótica e diferenciam-se entre si tanto em suas práxis como em sua epistemologia, embora estejam intimamente entrelaçadas, vemo-nos diante de um impasse natural que nos impele a sairmos da neutralidade e optarmos por alguma vertente.
Cada uma oferecerá a sua verdade, a sua concepção de sujeito, a sua história como ciência e as práticas integradas nessa teoria, então qual a mais correta? Qual a mais justa? Qual a mais interessante? Qual a mais superior? Existe de fato, superioridade entre saberes tão distintos assim? Existe relação entre elas? É possível se guiar por mais de uma, ou por nenhuma? Existe uma ferramenta precisa para se chegar a uma resposta pontual sobre esses assuntos? São tantos os questionamentos que surgem quanto à escolha da abordagem e esta inquietude nada mais é que um processo natural que o contexto nos propõe.
O que devemos saber é que a tomada de posição quanto a estes saberes é algo que envolve muito mais do que um

Relacionados

  • Terapias Alternativas
    7670 palavras | 31 páginas
  • PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
    21748 palavras | 87 páginas