Tics na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL



Cristiana Santos Muniz
Secretaria Municipal de Educação /Centro Digital Cidadania/Jaguarari - Bahia
crysmuniz@hotmail.com

Deilson dos Santos
Escola Municipal João Ferreira Matos/Jaguarari - Bahia
devic21@hotmail.com

Renaldo Ferreira da Silva
Escola Municipal José Antônio dosSantos/Jaguarari – Bahia
renaldosilva@bol.com.br

RESUMO

Este Projeto de Pesquisa, em caráter filosófico, argumentativo e bibliográfico, intenta problematizar a conjuntura formativa das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no processo de ensino-aprendizagem das escolas públicas do município de Jaguarari, bem como apontar novas tendências e exigências à prática docente na era da informação.Gestado na discussão acadêmica, propõe-se analisar e refletir sobre os benefícios, as mudanças e os conhecimentos indispensáveis à adequada aplicação dessas tecnologias no Ensino Fundamental. Para tanto, partindo do conhecimento das teorias modernas e da Inclusão Digital na estrutura educativa, constata-se a necessidade de redefinir os espaços educativos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica; TIC;Inclusão Digital.

APRESENTAÇÃO
O desenvolvimento sem precedentes das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC vem revolucionando a vida do homem. Está gerando uma sociedade mais instruída, com novas maneiras de pensar e de conviver.

As tecnologias se constituem em novos recursos didáticos mais atrativos e dinâmicos proporcionando melhores condições de aprendizagem. SegundoMosetto, novas tecnologias são aquelas que estão vinculadas ao uso do computador, à informática, à telemática e à educação a distância (2000, p.146), ou seja, a Internet, os computadores, equipamentos como data show, TV e DVD, vídeos, animações, câmeras, celulares entre outros. Isso nos leva a refletir sobre o papel da escola.

Hoje, a interação com o saber e com as informações acontece demúltiplas formas. Uma escola que ainda persiste em projetos pedagógicos e práticas educativas comprovadamente ultrapassadas, ignorando o avanço tecnológico e o intenso uso das tecnologias, não favorece o envolvimento e o interesse dos alunos no aprendizado, prejudicando a sua formação.

Dessa inadequação do ensino com a cultura resulta uma escola desvinculada da missão da educação adequada aosdias atuais, uma educação voltada para a formação de seres que saibam pensar, refletir, propor resoluções para questões e problemas, capaz de trabalhar e cooperar uns com os outros, que atuem como cidadãos na construção de uma sociedade melhor e mais justa.

A educação torna-se cada vez mais estratégica para o desenvolvimento. Percebe-se na atual sociedade a exigência de uma escola quecumpra bem a sua função, e a presença das TIC nessa formação é imprescindível. Fazendo-se necessária a consideração de novos ambientes de aprendizagem baseados nessas tecnologias.

Neste contexto, a utilização dos Recursos de Tecnologia Educacional em nossas escolas deve acontecer na ação pedagógica, de forma contextualizada no desenvolvimento de Projetos. Não basta introduzir os recursos naescola, mas faz-se necessário discutir e orientar sobre os métodos e técnicas de sua utilização, do ponto de vista pedagógico. Os computadores encontram-se auxiliando e influenciando o dia-a-dia de cada um, sendo assim as escolas devem acompanhar e inserir as novas tecnologias dentro do seu programa educacional, ou senão corre o risco de cair no atraso funcional do ensino obsoleto. O uso das TICse constitui em um encontro do docente e seus alunos com a tecnologia.

Essas considerações sobre a sociedade, a escola, as demandas das novas tecnologias de informação e comunicação, assim como o potencial da Metodologia de Projetos, assinalam a importância de se avaliar em que medida essa metodologia pode contribuir para a integração das TIC nos processos educativos da Educação...
tracking img