Energia autonoma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
energia autônoma
http://mbtenergia.com.br/index.htm

O que é um sistema "ENERGIA AUTÔNOMA" ?
Por definição, é um sistema que gera energia independentemente das redes elétricas públicas. Interessa principalmente lugares fora do alcance das ditas redes (sítios afastados, fazendas, ilhas, etc.) ou com contatos episódicos com essas redes (veículos em geral) ou quando falha a alimentação elétricanormalmente oferecida pelas redes (sistemas de emergência ou de apoio).

Um sistema "ENERGIA AUTÔNOMA" inclui basicamente 3 elementos : uma fonte de energia uma reserva de energia (bateria de serviço) um conversor de energia (inversor) A fonte de energia carrega a bateria de serviço. A bateria de serviço restitui a energia armazenada aos consumidores (aparelhos elétricos, essencialmenteeletrodomésticos) através do inversor que transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada equivalente à da rede. O esquema geral de um sistema "ENERGIA AUTÔNOMA" é o seguinte :

Qual é o papel de cada elemento ?
A fonte capta a energia do ambiente , seja do sol (módulos solares), do vento (catavento), da rocha (gerador Diesel ou de gasolina, centrais termoelétricas), da água ou do átomo(hidroelétricas, centrais nucleares), e a transforma em corrente elétrica contínua compatível com a bateria. A energia da fonte geralmente tem a característica de não ser disponível de modo contínuo : o sol só é aproveitável algumas horas por dia, o vento sopra de modo aleatório, o gerador, por causa de poluições e custo, não pode funcionar o tempo todo, e as grandes redes sofrem panes imprevisíveis. Daí anecessidade de armazenar a energia para torná-la disponível a qualquer momento. O único meio prático, até hoje, nas potências que nos interessam, é a bateria tipo "reserva de energia".

A função do inversor é converter a corrente contínua 12, 24 ou 48V da bateria em corrente alternada 110V (ou 220V), utilizável pela maioria dos aparelhos domésticos usuais.

Como

"ENERGIA AUTÔNOMA"
A escolha doselementos depende de vários fatores : - se a instalação é fixa ou móvel, - a potência requerida, - a autonomia desejada, - as possibilidades de investimento inicial. Por exemplo, uma fonte constituída por módulos solares convém tecnicamente para um sítio onde a superfície não é limitada. Já não pode ser a fonte principal num barco, e não teria uso num caminhão. A potência requerida orienta aescolha da(s) fonte(s), tendo cada tipo seus limites. Por exemplo, num barco consumindo 150Ah/dia, não há espaço para alojar módulos solares em quantidade suficiente : é necessário aproveitar-se do motor de propulsão ou usar um gerador. Mas, se o objetivo for só compensar as perdas naturais da bateria (alguns Ah/mês), aí sim um ou dois pequenos módulos podem achar espaço. A autonomia é o tempo duranteo qual pode-se usar a bateria de serviço antes de carregá-la. Ou : o tempo decorrendo entre duas operações de carga. Depende evidentemente do tipo da(s) fonte(s), da sua potência, e da capacidade da bateria. O investimento inicial é também um fator importante. Por exemplo, uma instalação solar custa caro na compra mas nada para usá-la e mantê-la durante 20 anos. Acontece o contrário com o gerador,relativamente barato na compra mas caro na operação.

Como

"ENERGIA AUTÔNOMA"
A potência é o parâmetro que condiciona todas as escolhas. O seu cálculo é simples. Basta fazer o seguinte : 1. Fazer a lista de todos os aparelhos que pretender alimentar com o seu sistema "ENERGIA AUTÔNOMA", 2. Anotar a potência (em Watt) de cada aparelho, 3. Estimar a duração de uso (em horas) de cada aparelho numdia, 4. Para cada aparelho, multiplicar a potência (em Watt) pela duração de uso (em horas). Obtém-se o consumo diário (ou a energia consumida num dia) em Wh (Watt-hora) para cada aparelho. 5. Somar todos os consumos diários calculados em 4). 6. Nessa altura, é necessário tomar em conta o rendimento da bateria ( 0,8) e do inversor ( 0,85) e, portanto, dividir o resultado de 5) por 0,7 ( 0,8 x...
tracking img