Modelo de plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O Alembamento
A sua origem e a influência colonial
A origem do alembamento encontra-se inserida no quadro de uma necessidade histórica e social. O alembamento existe no sentido de se criarem determinadas condições e imposições sociais de forma a manter a ordem social dentro de parâmetros bem delineados.
Tais palavras pertencem a Pedro Quiamesso, licenciado em História,para quem a criação de determinadas condições e imposições sociais é mais que a determinação de leis ou de regras pelas quais todo e qualquer ser humano se identifica.
Pedro Quiamesso realçou que, no passado e mesmo em alguns círculos actuais, o cumprimento dos usos e costumes é considerado como sagrado. O seu não cumprimento, de acordo com o docente universitário, implicaria a ameaça de morte,desgraça, infidelidade para com a comunidade e especialmente para com os mais idosos que sempre seguiram à risca o cumprimento rigoroso das regras que regem a sociedade tradicional.
Na opinião do historiador Quiamesso, no meio costumeiro o alembamento converteu-se num acto ancestral que considera de “sacralizado”, tendo em conta as ameaças e as pragas mergulhadas no mito de que sem arealização desta cerimónia surgem consequências imprevisíveis no lar, como a não procriação, o que faz com que muitos observem o cumprimento escrupuloso da realização do alembamento.
A fonte sublinhou que o alembamento é uma espécie de aliança familiar, em que os presentes trocados durante a cerimónia seriam o sinal externo do pacto a ser realizado e a garantia da indissolubilidade do casamentotradicional.
O entrevistado manifestou-se triste por causa do aspecto económico que hoje o alembamento tem, com todas as suas consequências. Resultado: o alembamento transformou-se numa verdadeira fonte de receitas.
“Sabemos que o casamento tradicional está de acordo com o conceito de família, extensa, em que o elemento de ligação não é o sexual, entre marido e mulher, mas de geração, de paispara filhos. É nesta perspectiva que tem de ser analisado o casamento tradicional, o seu ritual, os seus impedimentos, as regras a observar e todos os demais requisitos exigidos, cujo cumprimento é mantido por uma forte pressão social, tradicional e familiar”, disse.
Quiamesso aponta o alembamento como sendo a aliança entre duas famílias, pelo facto de a cerimónia cingir-se mais num acordofeito entre as famílias do que entre os próprios noivos, que são os personagens principais do acto.
“O alembamento sofreu e continua a sofrer mudanças, isto de acordo com o nível de desenvolvimento económico e político da sociedade uijense”, concluiu.
Com relação à influência que o colonialismo teve sobre a cultura desta região do país, o docente universitário disse que o suporte doultra-colonialismo em Angola e nas restantes ex-colónias portuguesas permitiu o surgimento de várias consequências nefastas sobre os povos colonizados, muito particularmente sobre o povo Bakongo, pela inclusão das regras a serem observadas entre a metrópole e os povos colonizados, nos seus mais variados aspectos, económicos, políticos, sociais e culturais.
Segundo ele, no campo cultural pautou-se poruma negação dos direitos culturais africanos, segundo a qual os indígenas tinham que adquirir novos padrões culturais com a implementação de políticas assimilacionistas, evoluindo, entretanto, para a integração da civilização portuguesa. Assim sendo, não se devia favorecer a união entre os europeus e os indígenas, pelo menos enquanto estes não estivessem assimilados. Foi daí que o casamentotradicional podia ser conduzido e substituído ao abrigo das leis canónicas ou do Código Civil. Era, portanto, uma das preocupações primeiras, por parte dos portugueses: corrigir os hábitos e costumes dos indígenas. E o alembamento era um dos fenómenos sócio-culturais a banir.
De acordo com Pedro Quiamesso, o conceito alembamento é deplorado por alguns estudiosos que utilizam conceitos e...
tracking img