Tics inseridas no ensino de historia na rede municipal de educação de florianopolis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Geraldo Sergio Cemin

AS TICS INSERIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS: UMA REFLEXÃO (2011)

Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina como exigência parcial para a obtenção doTítulo de Licenciado e Bacharel em História. Orientadora: Profa. Msc. Suzana Bitencourt.

Florianópolis 2012

Geraldo Sergio Cemin

AS TICs INSERIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS: UMA REFLEXÃO (2011)

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado como requisito parcial para obtenção do Título de “Licenciado” e “Bacharel”, e aprovado em suaforma final pelo Departamento de História. Florianópolis, 12 de Novembro de 2012. ________________________ Prof. Paulo Pinheiro Machado, Dr. Coordenador do Curso Banca Examinadora:

_____________________________________ Profa. Msc. Suzana Bitencourt Orientadora Universidade Federal de Santa Catarina

_____________________________________ Profa. Dra. Monica Fantin Universidade Federal de SantaCatarina

_____________________________________ Profa. Msc. Cláudia Maria Francisca Teixeira Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação - NTM

AGRADECIMENTOS A realização desse trabalho de conclusão de curso pôde me proporcionar o contato direto com pessoas que foram importantes para mim nesse processo de aprendizagem, às quais gostaria de agradecer. Em primeiro lugar agradeço deforma muito especial a professora Suzana Bitencourt minha orientadora neste trabalho e também minha professora inspiradora na graduação, por seu empenho e conhecimentos das questões da educação, os quais puderam muito me ajudar para realização desse trabalho. Agradeço também a equipe que integram a coordenação do NTM de Florianópolis pela acolhida que me proporcionaram nos primeiros encontros eque facilitaram minha entrada nas diversas escolas da rede municipal onde foi realizado o trabalho. Agradeço a todos diretores, secretárias, professores das escolas onde estive para realizar esse trabalho. A todos os meus professores da graduação na UFSC desde a primeira fase até a última que me ofereceram seus conhecimentos e experiências, fundamentais para que eu reunisse condições de realizaresse trabalho. A todos os meus colegas da graduação que também de alguma forma participam desse trabalho.

“Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história”. (Bill Gates)

RESUMO O presente trabalho tem como preocupação central investigar o uso das TICs (Tecnologias daInformação e Comunicação) no ensino de História nas Escolas Básicas Municipais da cidade de Florianópolis. Considerando que as formas digitais de aprender sugerem um novo modelo de executar o trabalho pedagógico, este Trabalho de Conclusão de Curso procurou evidenciar a maneira como ocorrem as aulas de História no ensino fundamental, em algumas escolas da rede municipal da cidade de Florianópolis, assim comoperceber se o uso das tecnologias possibilitam maior interesse dos estudantes no ensino de História. Com tal iniciativa, busca-se no referido campo de investigação perceber também o envolvimento dos professores de história com as tecnologias da informação e da comunicação. Palavras-chave: Educação. Tecnologias. Ensino de História.

LISTA DE GRÁFICOS Gráfico 1 – Estudantes que responderam aoquestionário..................... 52 Gráfico 2 – Gosta de estudar História. .................................................. 52 Gráfico 3 – A disciplina irá influenciar no meu futuro. ........................ 53 Gráfico 4 – Aulas ficam mais interessantes. ......................................... 54 Gráfico 5 – Proporção entre os sexos. ................................................... 54...
tracking img