Erp enterprise resource planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[Digite o título do documento] |
[Digite o subtítulo do documento] |
|
[Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento. Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento.] |
|
Vagner |
[Escolha a data] |
|

Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados deGestão Empresarial (SIGE ou SIG), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP) , são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento detransações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
O que é

A sigla (E.R.P.) significa: Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos Empresariais.ERPs são sistemas desenvolvidos para controle de vários departamentos e processos de uma organização, softwares E.R.P. possuem uma grande complexidade tanto no seu desenvolvimento como no manuseio do programa em geral.

Quando implantar?

O consentimento da implantação de um pacote como este requer muitos estudos, pois as mudanças durante e após a integração do sistema junto à organização podetrazer certo impacto nos processos que por sua vez eram realizados de formas diferentes. A decisão de implantar um Software E.R.P. não deve, de maneira alguma, ser tomada mediante circunstâncias de pressão ou urgência.

Tipos de softwares de ERP no mercado e os cuidados a serem tomados na escolha e na implantação.

Vários softwares de ERP estão disponíveis para as empresas que desejam seequipar. Mostraremos a seguir, uma lista de softwares pagos e gratuitos e os cuidados que devem ser tomados antes de escolherem um softwear ERP.
Os pagos
Na implantação de um softwear ERP pago ou uma melhoria de processos operacionais, deve tomar cuidado na escolha do softwear ERP, levando-se em conta a maturidade e estabilidade das propostas. Tendo em mente que a implantação do mesmo, se trata deuma escolha para mais de uma década, é importante que a visão seja global, pois o alto risco de tomar uma decisão, com pouca base ou com informações superficiais, pode levar a tomada de decisões indesejadas.
Podemos citar alguns cuidados a serem tomados, antes de uma escolha de um softwear ERP;
* Antes de qualquer coisa, devemos definir previamente as necessidades, os focos e as prioridades daempresa, além de identificar o real objetivo da implantação do novo sistema.
* Procurar envolver todos os usuários que serão os responsáveis pela implantação desde o inicio do processo, participando inclusive da escolha do Sistema, desta forma chegará a uma escolha precisa.
* Fazer uma comparação dos sistemas, em bases homogêneas, priorizando processos mais importantes para a empresa, nãoapenas os que atualmente requerem melhorias.
* Quanto à escolha, ela deverá ser feita por comitê com autonomia de decisão, tendo representação das diversas áreas da organização e, se for necessário, incluir um diretor e colaborador da área de compras para negociação.
* Procurar informação a respeito da capacitação e da experiência de implantação do parceiro, verificar comprometimento domesmo que terá com o projeto e o nível de conhecimento dos consultores que estarão participando da implantação.
* Fazer visitas a usuários que utilizam o mesmo sistema que será implantado em sua organização, desta forma você coletará dados importantes e terá sugestões para reduzir riscos na implantação.
* Analisar a tecnologia aplicada no sistema verificando a atualização se está dentro...
tracking img