Erp - enterprise resource planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos falar sobre o gerenciamento dos modelos de negócios da empresa Cemex, que tem sua sede em Monterrey no México. Hoje, a Cemex é a terceira maior fabricante mundial de concreto e cimento e conta com 53 plantas industriais ao redor do mundo em mais de 30 países. O setor de concreto é intensivo em ativos de baixa eficiência e tem uma demanda imprevisível, porisso Lorenzo Zambrano em 1985, quando assumiu o negócio da família, decidiu aplicar Tecnologia da Informação para solucionar os diversos problemas pelos quais a empresa passava. Num primeiro momento seu objetivo foi alcançado, pois a empresa conseguiu reduzir o tempo médio de entrega de três horas para 20 minutos e ainda reduziu os gastos com combustíveis.
Entretanto, ao longo do tempo asnecessidades da empresa foram aumentando, devendo a mesma adotar uma estratégia para gerenciar o modelo de negócio adotado. Era necessário um sistema que interligasse suas diferentes seções, facilitando assim o acesso às informações da empresa através de relatórios complexos e com dados atualizados em tempo integral capazes de auxiliar a tomada de decisão. Sobre esse assunto, Hopeman diz que “para tomada dedecisões eficientes, é necessário ter acesso às informações certas, para poder ver o cenário como um todo, enquanto o sistema opera”.
O Sistema de Informação mais adequado para unificar os dados empresariais é o Enterprise Resource Planning (ERP), que traduzido quer dizer Sistemas Integrados de Gestão (SIG), que integra todas as informações dos departamentos, facilitando a visualização de todo oprocesso organizacional.














1.1 - PROBLEMA
Ao longo do tempo, a Cemex consolida sua marca entre os consumidores e ganha destaque entre as concorrentes. Hoje, a Cemex trabalha com dados online e utiliza de vários sistemas para otimizar sua entrega e controle de vendas como o Cemexnet, influenciando em redução de custos e velocidade nas entregas e flexibilidade do clienteem trocas de pedido.
Pela internet, os clientes, distribuidores e gerentes têm possibilidade de acesso aos pedidos e a toda a frota, como datas de entrega, preço, pagamentos e outras informações, que tiram o antigo problema de congestionamento das linhas telefônicas.
Todas as informações e manipulações de estratégia de negócio da Cemex tornam-se mais complexas, uma vez que, temos vários níveisorganizacionais que acessam sistemas diferentes numa empresa. O acesso às informações dos setores da organização acaba sendo demorado e causa redundância de informações. Desta forma, nos deparamos com o seguinte problema: Como gerenciar o modelo de negócio da Cemex como a estratégia que foi adotada previamente?

1.2 - HIPÓTESE
A política de implantação do sistema de integração de gerenciamentocontribui para que a empresa possa unificar suas subdivisões, tendo controle e suporte aos setores estratégicos, táticos e operacionais.
Além disso, traz otimização na performance de uma empresa, automatizando as tarefas de um processo e melhorando nos negócios, como na integração de dados financeiros, uniformizando processos de manufatura e padronizando informações de Recursos Humanos.
A fusãodos departamentos em um único sistema compete na estratégia de gerenciamento de integração, uma vez que, sua missão é de atuar como uma rede de canais dentro de uma organização, dando mais subsídios para a corporação estabelecer normas de funcionamento.


1.3 - OBJETIVO
1.3.1 - Objetivo Geral
Demonstrar meios para que a estratégia gerencial da Cemex a faça atingir padrões de excelência nosâmbitos econômico, social e ambiental.

1.3.2 - Objetivo Específico
• Integrar todos os setores da corporação, disponibilizando uma única base de dados.
• Aliar as partições da organização a um alto nível gerencial e de qualidade.
• Disponibilizar subsídios para planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção da empresa.
• Tornar a tomada de decisões mais dinâmica e desfazer...
tracking img