Hotel ruanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GLÂNDULA EXÓCRINA
As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores se abrindo em superfície externa ou interna.São formadas por invaginações na camada de células do epitélio de revestimento, onde se afastam, formando um canal que libera as suas substâncias. Em torno dessas glândulas passam capilaressanguíneos, que transportam a matéria prima da secreção, as glândulas exócrinas possuem diversas formas de classificação.
A sua classificação quanto à ramificação do ducto pode ser:
• Glândulas simples:possuem apenas um ducto secretor não ramificado. Ex: glândulas de Lieberkühn, encontradas no duodeno, no jejuno, no íleo e no intestino grosso e também as glândulas sudoríparas que são encontradas na pele.• Glândulas compostas: possuem um sistema de ductos ramificados que permite a conexão de várias unidades secretoras com um ducto. Ex: a glândula mamária e as glândulas de Brunner, encontradas noduodeno.

A sua classificação quanto à sua forma secretora:
• Glândulas tubulares: a unidade secretora possui a forma de um ducto. Ex: as glândulas de Lieberkühn, encontradas no duodeno, no jejuno,no íleo e no intestino grosso; glândulas sudoríparas que são encontradas na pele; glândulas fúndicas, encontradas no estômago; glândulas esofágicas, encontradas no esôfago; glândulas cárdicas, noestômago e no esôfago.
• Glândulas acinares ou alveolares: a unidade secretora possui um aspecto mais arredondado. Apesar de modernamente os dois termos designarem o mesmo tipo de glândula, por umaquestão de tradição o epitélio exócrino do pâncreas é exclusivamente denominado epitélio exócrino acinar. Ex: as glândulas sebáceas que são encontradas na pele e os ácinos serosos do pâncreas.
•Glândulas tubuloalveolares: são glândulas que possuem os dois tipos de unidades secretoras, tubulares e alveolares. Ex: a glândula mamária e a glândula submandibular.

GLÂNDULA ENDÓCRINA
O sistema...
tracking img