Ruanda/Hotel Ruanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RUANDA

Ruanda é um país da África centro-oriental que faz fronteira com outros países como o Uganda, Burundi, República Democrática do Congo e Tanzânia.
A sua capital é Kigali, tem 10.942.950 de habitantes (segundo dados de 2011 do Banco Mundial). As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 40,37%o e 16,09%o. A esperança média de vida é de 47,3 anos e o valor do Índice deDesenvolvimento Humano (IDH) é de 0,422.
A etnia dos Hutus representa 85% da população, enquanto os Tutsis são 14% e os Twas 1%. As principais religiões são o Catolicismo (44%) e o Islamismo (9%); a restante população segue crenças tradicionais e pertence a igrejas protestantes africanas. As línguas oficiais são o ruanda, suaíli, o francês e o inglês.
Embora próximo da Linha do Equador, o paíspossui um clima temperado fresco, devido a sua alta elevação. O terreno consiste principalmente de planaltos gramíneos e colinas suaves. A abundante vida selvagem, incluindo raros gorilas-das-montanhas, resultou no turismo tornando-se um dos maiores setores da economia do país.
Sendo Ruanda um país sem grande relevância no mundo e no seu sistema económico, no início dos anos 90 do século XX(1994), em estado de guerra civil, num conflito que opôs as duas principais etnias - Hutus e Tutsis. Nessa altura recebeu uma grande atenção internacional devido a essa guerra, que acabou por se tornar num genocídio no qual morreram cerca de 800 mil pessoas. Contudo, hoje em dia tem um modelo de desenvolvimento que é considerado exemplar para outros países em desenvolvimento, apesar de toda adestruição e da grande recuperação social que teve.

A economia de Ruanda sofreu muito durante o genocídio de 1994, com uma enorme perda de vidas e consequentemente na força de trabalho e incapacidade de manter a infraestrutura. Isso causou uma grande queda no Produto Interno Bruto (PIB) e destruiu a capacidade do país de atrair investimentos privados externos, mas desde então houve um grande investimento,passando o seu PIB de 416 dólares (1994) para 1284 (2011). Os principais países destinatários de mercadorias (exportações) são a China, Alemanha e Estados Unidos.
Ruanda é um país de poucos recursos naturais, e a economia é baseada principalmente na agricultura de subsistência por parte dos trabalhadores rurais locais, usando ferramentas simples. Estimativa de 90% da população ativa trabalhe nocampo. O país cultiva principalmente café e chá (principais culturas de exportação), banana, feijão e batata. A dependência das exportações agrícolas torna o país vulnerável ​​a mudanças de preços.
O setor de serviços de Ruanda sofreu durante a recessão do final da década de 2000, na qual os bancos diminuíram os empréstimos e a ajuda e investimentos externos foram reduzidos. O setor se recuperouem 2010 e o turismo tornou-se no maior setor de captação de recursos vindos do estrangeiro em 2011.
A agricultura compreendeu 42,1% do PIB em 2010, o setor industrial apenas 14,3% do PIB (a exportação mineira contribuiu para a indústria do país, gerando 93 milhões de dólares em 2008) e o setor dos serviços com 43,6%.

Hotel Ruanda
Resumo:
O filme retrata o que se passou em 1994 em Ruanda,mais propriamente o genocídio. A história trata um período de guerra civil entre duas etnias, os tutsis e os hútus. O início desta guerra é quando o presidente de Ruanda (Juvénal Habyarimana) é assassinado depois de assinar um acordo de paz, e os hútus entram em guerra com os tutsis responsabilizando-os pela morte do presidente, matando quase um milhão. Por outro lado surge Paul Rusesabagina, (queapesar de hútu foi o principal responsável pelo salvamento de diversas pessoas), gerente do Hotel des Mille Collines, de propriedade Belga, onde esconde hútus e tutsis. Um dos ajudantes e principais responsáveis da ONU em Ruanda era o Coronel Oliver, juntos tentam salvar as vidas das pessoas residentes naquele hotel, que com muito esforço conseguem escapar, isto também devido à ajuda do...
tracking img