Hotel ruanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme relata a historia de Ruanda, que em 1994 após a morte do presidente, teve inicio a conflitos que geraram a morte de mais de um milhão de pessoas.
Esse filme mostra claramente o descaso dasautoridades que não fizeram nada para ajudar a acabar com o massacre e não se importam em retirar as pessoas da cidade, com esse descaso, surge um herói anônimo, que através de sua liderança conseguesalvar a vida de sua família e de mais de mil pessoas que ele refugiou no hotel onde trabalhava.
O filme defende a atuação pessoal no meio social através de seu ator principal, o gerente Paul, que eraum líder paternalista, usava de subornos para conseguir manter o abrigo que estava junto de mais de mil pessoas seguro, protegendo assim essas pessoas que estavam desamparadas pelo governo. Eledelegava ordens para manter o controle da situação, mas precisava da ajuda dos refugiados que confiavam nele.
Em uma das cenas, o jornalista que está fazendo reportagens do conflito, volta da rua com asimagens violentas de inúmeros mortos espalhados pelo chão enquanto as mortes continuam a acontecer, o gerente do hotel ao ver as cenas diz que é importante que a mídia internacional saiba o que estaacontecendo em Ruanda para se mobilizarem, mas o jornalista responde que as pessoas vão ver enquanto jantam, vão se sensibilizar, mas que logo em seguida voltaram a suas vidas como se nada estivesseacontecendo.
Em outra cena, ao pedir ajuda ao dono do hotel, enquanto corre o risco de sofrer um ataque, o gerente recebe como resposta que no momento vão conseguir impedir esse ataque, mas que nãopoderá mais ajudar, já que para outros países Ruanda não tem votos.
Essas cenas nos mostram o quanto os países que não tem recursos que as grandes potencias almejam são dispensáveis, além de ficarclaro que organizações como a ONU são apenas ferramentas para maquiar as desigualdades existentes, que não tem nenhum poder sozinhas, e que precisam de apoio e autorização para tomar decisões.
São...
tracking img